Brasil fecha em terceiro a fase classificatória do Mundial Juvenil Feminino de Handebol
25.07.2016
| 68 visualizações
-
Seleção Juvenil Feminina de Handebol
Divulgação
-
Goleira Renata Arruda foi eleita a melhor do Brasil em quadra
Divulgação/IHF
-
Brasil está classificado para as oitavas de final
Divulgação/IHF
-
Renata Arruda, goleira
Divulgação/IHF
-
Gilvana Nogueira, armadora esquerda
Divulgação/IHF
-
Giulia Santos, armadora esquerda
Divulgação/IHF
-
Hungria está invicta na competição
Divulgação/IHF
Na última rodada antes das oitavas de final, equipe foi superada pela invicta Hungria
Da redação, Santo André (SP) - O Brasil fez uma boa campanha pela etapa classificatória do Mundial Juvenil Feminino de Handebol da Eslováquia. A equipe verde e amarela encerrou a fase de grupos na terceira colocação da chave B, com seis pontos. A Suécia, com oito, ficou em segundo, enquanto a Hungria, invicta, fez dez. A Espanha completa a lista de países classificados para as oitavas de final.
No jogo desta segunda-feira (25), na Aegon Arena, em Bratislava, o último da fase inicial, as brasileiras enfrentaram a Hungria, que ficou à frente do marcador durante todo o jogo. No primeiro tempo, as europeias venceram por 16 a 13. Na segunda etapa, mais uma vez, a Hungria foi eficiente, principalmente na defesa, e ganhou por 28 a 21. A artilheira da partida foi a húngara Noemi Hafra, com cinco bolas na rede. A goleira Renata Arruda foi eleita a melhor do Brasil em quadra.
Com boa agilidade e mobilidade no ataque, a central Andrezza Paizinho dos Santos conseguiu encaixar bem as jogadas e acertou três bolas na rede. "A defesa delas é muito forte fisicamente, então tínhamos que movimentar bem a bola e ganhar delas na velocidade, que é justamente o meu ponto forte", explicou a atleta da Seleção Juvenil e do Clube Português/AESO (PE).
Para o técnico, Cristiano Rocha, apesar do objetivo ter sido o de ganhar o duelo, as brasileiras estão de parabéns pelo o que vêm apresentando na competição. "A Hungria é uma equipe forte, terceira colocada no Europeu. Nós fizemos um primeiro tempo ofensivamente bom, mas não conseguimos ser tão eficientes na defesa. Acredito que o fator determinante para a vitória das húngaras foi a vantagem física que elas tiveram. Elas foram eficientes no jogo de um contra um e nós não conseguimos neutralizar esse fator na questão defensiva. Individualmente, elas conseguiram se sobrepor na força. Por isso, elas tiveram o controle do jogo", analisou o treinador.
"O importante é que, mais uma vez, nós conquistamos coisas boas. As meninas jogaram contra uma equipe que tem um poderio nos nove metros e tivemos um sistema defensivo que respondeu bem a isso, mesmo contra atletas com muita força no arremesso. Vimos aqui fatores positivos que podem ser importantes para um jogo de oitavas de final. Iremos para a próxima fase com a equipe se qualificando e evoluindo em alguns aspectos que podem nos ajudar na partida decisiva", acrescentou Cristiano.
As oitavas de final da competição serão nesta quarta-feira (27). O Brasil aguarda o encerramento da rodada para conhecer o adversário.
Gols do Brasil: Maria Eduarda (4), Mariah (4), Andrezza (3), Giulia (3), Gilvana (2), Wendy (2), Bruna Correia (1), Gabriella (1) e Mariana (1).
Tabela - Grupo B
Horários de Brasília
Terça-feira (19)
Hungria 44 x 17 China
Suécia 30 x 25 Espanha
Brasil 41 x 14 República Democrática do Congo
Quinta-feira (21)
Brasil 29 x 21 China
Espanha 21 x 30 Hungria
República Democrática do Congo 21 x 33 Suécia
Sexta-feira (22)
Hungria 38 x 16 República Democrática do Congo
Brasil 19 x 22 Suécia
China 19 x 34 Espanha
Domingo (24)
Brasil 29 x 26 Espanha
Suécia 21 x 33 Hungria
República Democrática do Congo 23 x 31 China
Segunda-feira (25)
Brasil 21 x 28 Hungria
Suécia 37 x 26 China
15h - Espanha x República Democrática do Congo
Seleção Juvenil Feminina
Goleiras: Geandra de Souza (ACES-ES) e Renata Arruda (Clube Português/AESO-PE).
Centrais - Andrezza Paizinho dos Santos (Clube Português/AESO-PE), Gabriella Mendes "Bidy" (Pinheiros-SP) e Mariah Oliveira (APCEF/Motiva-PB).
Armadoras: Gilvana Nogueira (Clube Português/AESO-PE), Giulia de Pieri Santos (Jundiaí Handebol Clube-SP), Iasmin Albuquerque (Clube Português/AESO-PE) e Mariana Lemos (Pinheiros-SP).
Pontas: Giovanna Curi (Pinheiros-SP), Jamily Félix (Clube Português/AESO-PE), Maria Eduarda dos Santos "Duda" (Pinheiros-SP) e Wendy Sthephany da Silva (APCEF/Motiva-PB).
Pivôs: Bruna Gomes Correia (Pinheiros-SP), Bruna Nascimento Baptista (Colégio Eduardo Gomes-SP) e Rafaela Faure (Pinheiros-SP).
Comissão técnica
Técnico: Cristiano Rocha
Auxiliar técnico: Ruy Sanches
Treinador de goleiras: Danilo Gagliardi
Fisioterapeuta: Vanessa Cittadini
Coordenadora de estatística: Cláudia Mota
Supervisor: Álvaro Casagrande