Brilhante em quadra, Seleção Masculina de Handebol passa pela Polônia na estreia da Rio 2016

07.08.2016  |    57 visualizações

Com muita força na defesa, time comandado por Jordi Ribera impôs o ritmo da partida embalado pela torcida

Rio de Janeiro (RJ) - Teve de tudo na estreia da Seleção Masculina de Handebol nos Jogos Olímpicos do Rio. Ao menos, todos os ingredientes necessários para levantar o público, que lotou a Arena do Futuro, e para sacramentar uma vitória na abertura da competição. O grupo entrou muito forte contra os poloneses, atuais medalhistas de bronze no Mundial, e ficou à frente o tempo todo, fechando o placar em 34 a 32 (16 a 13 no primeiro tempo). Um resultado fundamental para incentivar a equipe, que ainda tem muito pela frente.

O Brasil começou a partida com tudo. Muito forte na defesa, impediu os ataques poloneses, possibilitando novos contra-ataques e furando o bloqueio dos adversários com categoria. O goleiro Bombom defendeu duas bolas importantes logo no início e motivou ainda mais o time e a torcida que vibrava muito. O Brasil chegou a abrir quatro gols, sem deixar a Polônia marcar. Bombom fez um gol de longe aos nove minutos, aproveitando ausência do goleiro adversário e acendeu ainda mais o público. Então, a Polônia cresceu na partida, começou a ficar mais agressiva nos contra-ataques e diminuiu a diferença para dois gols. O primeiro tempo terminou em 16 a 13, dando um pouco de tranquilidade ao time brasileiro.

Na segunda parte, o Brasil se manteve na liderança. Com fortes contra-ataques liderados por José Toledo e Thiagus Petrus, seguiu dando trabalho aos poloneses. Maik entrou para defender o gol no segundo tempo e, também deixou sua marca, encaixando um gol no canto adversário. O jogo seguiu forte, mas mesmo cansados, os brasileiros seguiram lutando e ampliaram a vantagem para seis gols. No final, a Polônia chegou a diminuir para dois, mas não foi páreo para a Seleção da casa e nem para a torcida, que foi realmente o oitavo jogador em quadra.

O técnico Jordi Ribera estava visivelmente feliz pela primeira vitória, mas foi cauteloso quando falou do triunfo brasileiro. "Foi só um passo. Ainda há quatro jogos nessa primeira fase e são muito difíceis. O confronto foi bem complicado no começo. Mas, a defesa foi muito bem durante os 60 minutos, especialmente no final do segundo tempo. Perdemos alguns contra-ataques, mas é normal, a equipe estava cansada. Foram defesas muito intensas. Estou muito feliz. O apoio da torcida foi muito importante para nós, principalmente quando a equipe estava cansada, o público levantou o time", destacou o treinador espanhol.

Para o treinador, o grupo conseguiu controlar a ansiedade e fazer o que havia planejado. "O primeiro jogo sempre é muito importante e acho que começamos muito intensos. Estivamos bem na antecipação e dificultamos todo o jogo coletivo. Um dos problema, que antes havíamos pensado, era como íamos definir o ataque. Controlamos os primeiros minutos. Outro fator positivo foi que conseguimos manter a concentração. Temos jogadores jovens, mas todos se controlaram e conseguiram colocar ações determinadas", acrescentou Jordi.

O central Henrique Teixeira lembra que ainda há muito pela frente. "Estamos muito felizes com a vitória porque batemos uma das grandes Seleções do Mundo. É um reconhecimento do nosso trabalho e reflete o que estamos fazendo o que estamos treinando, mas ao mesmo tempo não tem nada definido. Isso abre muitas possibilidades, mas temos que continuar e pensar no próximo jogo. Queremos continuar crescendo. Não somos favoritos e temos que usar isso a favor e contar com o apoio da nossa torcida."

A Seleção Nacional ainda tem pela frente na primeira fase a Eslovênia, Alemanha, Egito e Suécia. Na terça-feira (9), enfrenta os eslovenos, às 16h40, na Arena do Futuro.

Gols do Brasil: José Guilherme (7), Thiagus (5), Teixeira (4), João Pedro (4), Tchê (3), Chiuffa (3), Léo (2), Maik (1), Lucas (1), Oswaldo (1), Alemão (1), Haniel (1) e Bombom (1).

Tabela primeira fase da Seleção Masculina

Domingo (7)
Brasil 34 x 32 Polônia

Terça-feira (9)
16h40 - Brasil x Eslovênia

Quinta-feira (11)
16h40 - Brasil x Alemanha

Sábado (13)
16h40 - Brasil x Egito

Segunda-feira (15)
16h40 - Brasil x Suécia

Seleção Masculina

Goleiros: César Almeida "Bombom" (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e Maik Santos (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Armadores: Haniel Langaro (Naturhouse La Rioja-Espanha), José Guilherme de Toledo "Zé" (Wisla Plock-Polônia), Leonardo Santos "Léo" (Ademar Leon-Espanha), Oswaldo Guimarães (Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus dos Santos (Mol-Pick Szeged-Hungria).

Centrais: Diogo Hubner (São Caetano-SP), Henrique Teixeira (Fraikin BM. Granollers-Espanha) e João Pedro da Silva (Chambéry Savoie-França).

Pontas: André Martins Soares "Alemão" (Taubaté/FAB/Unitau-SP), Fábio Chiuffa (Assoc. Dep. Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Lucas Cândido (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Pivôs: Alexandro Pozzer "Tchê" (Fertiberia Puerto Sagunto-Espanha) e Vinícius Teixeira "Vini" (reserva) (Taubaté/FAB/Unitau-SP).

Comissão técnica

Técnico: Jordi Ribera
Auxiliar técnico: Washington Nunes
Treinador de goleiros: Diogo Castro
Preparador físico: Luiz Antônio Luisi Turisco "Luigi"
Médico: Gustavo Rocha
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Massoterapeuta: João Batista Mariano
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Supervisor: Cássio Marques
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba