Confiante, Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica faz classificatória da Rio 2016 neste sábado

19.08.2016  |    72 visualizações

Provas serão das 10h às 13h50, na Arena Olímpica do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro (RJ) - Cinco jovens ginastas brasileiras estão prestes a realizar o grande sonho da carreira. Após anos de treinamento, dedicação e suor, Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach têm a oportunidade única de participar de uma edição dos Jogos Olímpicos, em casa, ao lado da família e dos amigos, tão essenciais na trajetória do grupo. A presença das atletas promete lotar a Arena Olímpica do Rio de Janeiro, neste sábado (20), na classificatória que será das 10h às 13h50. Pelo individual, a representante do País é Natália Gaudio, que está competindo hoje, com provas que seguem até às 17h50.

Se as atletas são estreantes, a técnica Camila Ferezin tem experiência de sobra. Toda a vida da paranaense de Londrina foi dedicada à modalidade. Com Camila como ginasta, a Seleção garantiu o oitavo lugar em Sidney/2000, o melhor resultado da história. Em Atenas/2004, como assistente técnica, a boa colocação foi mantida. Agora, como treinadora, quer seguir esse mesmo caminho de sucesso.

"Toda a experiência que tive como ginasta e auxiliar eu procurei passar para elas durante todos esses anos", contou Camila. "Tudo o que elas estão fazendo nesses últimos dias de treinamento aqui no Rio já foi trabalhado. O nosso objetivo é acertar as duas coreografias para tentarmos uma vaga na final. O mais importante mesmo é mostrar tudo o que trabalhamos durante esses anos. Se as nossas execuções saírem corretas, o que vier será consequência", completou a técnica, sob o comando da equipe desde 2011.

Após passarem pelo treino de pódio, ontem, Camila ficou ainda mais confiante com a performance na série de arco e maças, que tem como tema um mix de músicas brasileiras, com destaque para Tico-Tico no Fubá e Brasileirinho. "As meninas foram bem no arco e maças. Já na fita, estamos trabalhando mais. Até por ser o primeiro aparelho, as ginastas ficaram mais ansiosas e tiveram algumas falhas, que estão sendo acertadas hoje. Realmente, fita é um aparelho muito difícil, mas as atletas estão preparadas e queremos fazer o nosso melhor", explicou. Na série de fita, a música é Aquarela do Brasil, cantada por Ivete Sangalo.

Na classificatória, Israel abre a competição de cinco fitas, seguido pelo Brasil. No total, 14 países buscam ficar entre os oito finalistas de domingo (21). Para Camila, ser a segunda equipe a entrar no tablado não interfere para as ginastas. "Antes da competição, aquecemos nas quadras auxiliares e ali fazemos tudo o que treinamos. O rodízio nos tapetes é o mesmo para todas as atletas. Além disso, a torcida está chegando com antecedência e, assim, contaremos com o apoio de todos", disse.

Seleção Individual de Ginástica Rítmica: A programação da ginástica rítmica na Rio 2016 teve início hoje com a classificatória do individual. Natália Gaudio, de 23 anos, é a representante brasileira. Ainda restam as apresentações de um aparelho para que sejam definidas as dez finalistas.

Programação

Sexta-feira (19)
10h20 às 17h50: classificatória individual geral (Natália Gaudio)

Sábado (20)
10h às 13h50: classificatória conjunto geral (Brasil)
15h20 às 17h45: final individual geral

Domingo (21)
11h às 12h45: final conjunto geral

Delegação brasileira de ginástica rítmica

Seleção Individual
Ginasta: Natália Gaudio
Técnica: Monika Queiroz

Seleção de Conjunto
Ginastas: Emanuelle Lima, Francielly Machado, Gabrielle Moraes, Jéssica Maier e Morgana Gmach
Reservas: Beatriz Pomini e Dayane Amaral
Técnica: Camila Ferezin
Chefe de equipe: Bruna Martins
Leia também...
05.08.2025

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica - Conjunto

30.07.2025

Bárbara Domingos, a Babi, e Geovanna Santos, a Jojô, serão as titulares

20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa