Handebol de areia promete agitar Niterói (RJ) neste fim de semana
04.11.2016
| 39 visualizações
-
Arena está sendo montada na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ)
Divulgação
-
Jogos serão neste fim de semana
Divulgação
-
Seleção Brasileira Feminina enfrenta o Uruguai
Divulgação
Duelos na Praia de São Francisco têm início neste sábado (5), às 10h, com o encontro entre a Seleção Feminina do Brasil e do Uruguai; na sequência, Brasil e Estados Unidos se enfrentam pelo masculino
Niterói (RJ) - Esporte plástico e surpreendente, o handebol de areia promete agitar as areias da Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), neste fim de semana. Primeiro, às 10h deste sábado (5), entram em quadra a Seleção Feminina do Brasil e do Uruguai. Logo depois, será a vez de Brasil e Estados Unidos, pelo masculino, entrarem em cena. Os confrontos serão transmitidos, ao vivo, pelos canais SporTV. Já no domingo (6), o desafio fica por conta de Brasil e Uruguai pelo naipe feminino, a partir das 9h30, com transmissão no Esporte Espetacular, da TV Globo.
Apesar de ser a maior potência mundial da modalidade e de estar na liderança do ranking da Federação Internacional de Handebol (IHF), o Brasil não terá partida fácil em nenhum dos naipes, especialmente, devido a melhora no nível técnico das equipes das Américas. O Uruguai, por exemplo, adversário do time feminino, é um dos melhores do Continente, de acordo com a técnica Rossana Marques.
"Esses jogos serão importantes para nós. Temos uma potência aqui no Brasil, mas o Uruguai tem uma equipe fortíssima e costumar fazer partidas difíceis com o nosso time. Sem dúvida, ao lado do Brasil, é o mais forte das Américas e tem um estilo de jogo parecido com o nosso. Elas estão crescendo bastante. Vamos encarar como um preparativo para o Campeonato Sul-Americano do Peru, em março do ano que vem, nossa próxima competição. Principalmente por isso, já será bom enfrentar as uruguaias", resumiu a treinadora, que convocou a mesma base da equipe campeã do Mundial de Recife (PE), em 2014.
Jogar em casa, ao lado da torcida, faz aumentar o 'friozinho na barriga', mesmo em uma equipe tão experiente quanto a do Brasil. Além disso, o fato do palco das disputas ser Niterói (RJ), cidade com tradição no handebol de areia, deixa a expectativa ainda maior. "Niterói tem muitos atletas bons, equipes excelentes, então acredito que vamos lotar essa arena. Está vindo muita gente de fora e as pessoas, quando conhecem a modalidade, gostam, se apaixonam. É na praia, em um ambiente de festa e isso faz com o que o público tenha prazer em assistir. A arena ficou linda, a arquibancada, tudo é um sonho para nós. Algumas dessas meninas estão próximas da aposentadoria da Seleção, então poder viver tudo isso é motivo de orgulho por tudo o que passamos. Treinamos muito, no sol, na chuva, mas depois vemos que valeu a pena", reconheceu Rossana.
Para a técnica da Seleção Feminina, estar em evidência pode inspirar ainda mais a nova geração de atletas, principalmente de olho na classificação para os Jogos Olímpicos da Juventude da Argentina, em 2018. "Nós queremos mostrar o nosso trabalho e inspirar os mais novos. O Brasil tem atletas muitos bons em todas as categorias. Queremos conquistar uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que pela primeira vez contará com o handebol de areia. Para isso, precisamos ir bem no Pan-Americano e no Mundial da categoria", encerrou.
Troca de ingressos - A troca de ingressos para a partida de domingo (6) segue amanhã, a partir das 10h, na própria arena. A troca será feita mediante doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue à instituições carentes. Já para os jogos de amanhã não haverá troca, ou seja, o público poderá assistir por ordem de chegada.
Serviço
Sábado (5), às 10h - Brasil x Estados Unidos (masculino), seguido de Brasil x Uruguai (feminino)
Domingo (6), às 9h30 - Brasil x Uruguai (feminino)
Local: Praia de São Francisco, na Avenida Quintino Bocaiuva, 151, em Niterói (RJ)
Seleção Masculina de Handebol de Areia
Especialista: Bruno Oliveira (Grêmio CIEF - PB)
Goleiros: Emanuel Gusmão (Associação Macaense de Handebol - RJ) e Pedro Wirtzbiki (Niterói Rugby Futebol Clube - RJ)
Defesa: Marcelo Tuller (Niterói Rugby Futebol Clube - RJ)
Pivôs: Gil Pires (Grêmio CIEF - PB) e Marcus Domingues (Rio Handbeach - RJ)
Ponta direita: Nailson Amaral (Rio Handbeach - RJ) e Wellington Esteves (Handebol Clube da Paraíba - PB)
Ponta esquerda: Matheus Victor Medeiros (Mestre Handebol Clube - RN) e Thiago Luiz Gusmão (Rio Handbeach - RJ)
Técnico: Antônio Hermínio Guerra Peixe
Assistente: Antônio Djandro
Seleção Feminina de Handebol de Areia
Especialista: Camila Souza (APCEF/Posto Oceania - PB)
Goleira: Ingrid Frazão (APCEF/Posto Oceania - PB)
Defesa: Carolina Braz (HFT/Globo - RN) e Darlene Soares (APCEF/Posto Oceania - PB)
Pivôs: Millena Alencar (APCEF/Posto Oceania - PB) e Renata Santiago (Rio Handbeach - RJ)
Ponta direita: Cinthya Pires (APCEF/Posto Oceania - PB) e Patricia Scheppa (Associação Desportiva 360º - SP)
Ponta esquerda: Nathalie Sena (Handebol Clube da Paraíba - PB) e Simone Leandro (Grêmio UFPB/7 Hand Beach - PB )
Técnica: Rossana Marques
Assistente: Márcio Magliano
Fisioterapeuta: Scheila Marisa
O "Handebol de Areia - Brasil x Uruguai" tem o patrocínio do Banco do Brasil.