Brasil comemora dez anos do primeiro título Mundial de Handebol de Areia com espetáculo em Niterói

06.11.2016  |    115 visualizações

Seleção Feminina levantou a torcida e venceu o Uruguai na Praia de São Francisco; equipe masculina superou os Estados Unidos

Niterói (RJ) - Em novembro de 2006, o Brasil erguia pela primeira vez o troféu do Campeonato Mundial Feminino e Masculino de Handebol de Areia, conquistado no Rio de Janeiro (RJ). Neste domingo (6), dez anos depois, na Praia de São Francisco, em Niterói (RJ), o País comemorou o título histórico em grande estilo. Com uma arena cheia de uma torcida animada, a Seleção Feminina bateu o Uruguai em jogo amistoso, assim como a Masculina, que também deu um show e superou os Estados Unidos.

Até a chuva que caiu sobre o litoral fluminense nos últimos dois dias se rendeu e deu uma trégua para que o público pudesse ver a força do handebol brasileiro nas areias. Primeiro, com as meninas. Ao som de 'Festa', de Ivete Sangalo, as atletas entraram na arena e mostraram o motivo de serem tricampeãs mundiais. Sem grandes dificuldades, ganharam do Uruguai por 2 sets a 0, com parciais de 14 a 6 e 10 a 4. Os destaques foram as brasileiras Camila Souza e Nathalie Sena, com seis pontos cada.

"Não tinha maneira melhor de celebrar do que com esse evento, que até o clima ajudou. Todas nós estávamos com muita vontade de jogar, de acertar, e no fim deu tudo certo", resumiu a pivô Millena Alencar, atleta da Seleção Brasileira e da APCEF/Posto Oceania (PB).

A técnica da equipe, Rossana Marques, também divide a mesma opinião de Millena. Para a experiente treinadora, esses dias serão sempre lembrados com carinho. "Foi mesmo um presente relembrar o nosso primeiro título do Mundial, em casa, com uma torcida como essa. Era tudo o que nós merecíamos e foi importante por podermos mostrar mais para o Brasil o que é o nosso esporte", garantiu.

Pelo naipe masculino, o Brasil, sob o comando do técnico Antônio Guerra Peixe, também ficou na frente e venceu os Estados Unidos por 2 sets a 0, com parciais de 22 a 16 e 28 a 11. O maior pontuador foi Nailson Amaral, com 14 pontos.

Para Thiago Gusmão, ponta esquerda da Seleção Brasileira e do Rio Handbeach (RJ), tudo saiu como o planejado, dentro e fora do jogo. "Nós estamos felizes com esses amistosos, com o público vindo nos prestigiar e valorizar o nosso esporte. Para tudo ficar perfeito, só faltava a chuva parar, Deus nos abençoou e hoje foi um dia lindo, ainda mais com vitória brasileira. Enfrentamos os Estados Unidos, um país que vem crescendo no handebol. Temos feito intercâmbios com eles, o que é bacana para as duas partes", destacou.

Seleção Masculina de Handebol de Areia

Especialista: Bruno Oliveira (Grêmio CIEF - PB)

Goleiros: Emanuel Gusmão (Associação Macaense de Handebol - RJ) e Pedro Wirtzbiki (Niterói Rugby Futebol Clube - RJ)

Defesa: Marcelo Tuller (Niterói Rugby Futebol Clube - RJ)

Pivôs: Gil Pires (Grêmio CIEF - PB) e Marcus Domingues (Rio Handbeach - RJ)

Ponta direita: Nailson Amaral (Rio Handbeach - RJ) e Wellington Esteves (Handebol Clube da Paraíba - PB)

Ponta esquerda: Matheus Victor Medeiros (Mestre Handebol Clube - RN) e Thiago Luiz Gusmão (Rio Handbeach - RJ)

Técnico: Antônio Hermínio Guerra Peixe
Assistente: Antônio Djandro

Seleção Feminina de Handebol de Areia

Especialista: Camila Souza (APCEF/Posto Oceania - PB)

Goleira: Ingrid Frazão (APCEF/Posto Oceania - PB)

Defesa: Carolina Braz (HFT/Globo - RN) e Darlene Soares (APCEF/Posto Oceania - PB)

Pivôs: Millena Alencar (APCEF/Posto Oceania - PB) e Renata Santiago (Rio Handbeach - RJ)

Ponta direita: Cinthya Pires (APCEF/Posto Oceania - PB) e Patricia Scheppa (Associação Desportiva 360º - SP)

Ponta esquerda: Nathalie Sena (Handebol Clube da Paraíba - PB) e Simone Leandro (Grêmio UFPB/7 Hand Beach - PB)

Técnica: Rossana Marques
Assistente: Márcio Magliano
Fisioterapeuta: Scheila Marisa

O "Handebol de Areia - Brasil x Uruguai" tem o patrocínio do Banco do Brasil.

Leia também...
26.07.2017

Equipes masculina e feminina defendem o título da competição

09.07.2017

Bronze ficou com HCNN no masculino e MHC/O Mestre no feminino

08.07.2017

Masculino: Grêmio Unipê x HCNN e UJP x Fênix; Feminino: Grêmio Unipê/7 Handbeach x MHC/O Mestre e APCEF x HCP/Colégio Século

19.05.2017

Competição será disputada de 11 a 16 de julho nas Ilhas Maurício