Da redação, Santo André (SP) - A brasileira Mariany Miyamoto disputou hoje o primeiro dia da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica de Baku, no Azerbaijão, uma das mais tradicionais da modalidade. O dia foi reservado para as classificatórias de arco e bola. Amanhã serão os dois outros aparelhos (maças e fita).
No arco, Mariany somou 12,450 pontos e na bola 9,700. "Foi um início um pouco nervoso para ela, mas como sua primeira Copa do Mundo, tendo sofrido uma lesão há pouco, considero que foi positivo. O mais importante foi não ter desistido", disse a técnica Vanessa Hagemann.
Para ela, a apresentação do arco cumpriu as expectativas. "Tivemos algumas falhas de aparelho na bola, mas o arco foi sem perdas graves, apesar de não ter sido ainda como ela pode executar. A experiência se adquire competindo. Só vindo para competições importantes assim para crescer como ginasta.”
Segundo a avaliação do árbitro Leonardo Palitot, que acompanha a equipe, esse tem sido um grande teste para a jovem ginasta. “A etapa Copa do Mundo de Baku tem um dos níveis mais altos da temporada, já que o Mundial pré-olímpico será disputado aqui em 2019. Mariany tem condições de se apresentar melhor, mas para a estreia, estando lesionada ela conseguiu passar uma boa impressão para os árbitros.”
Mundial em perspectiva: público, performance e pódios que projetam a GR do Brasil.
Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
Nas competições por equipes, Minas Tênis Clube foi campeão no masculino, e Flamengo, no feminino
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto