Ginástica da posse a integrantes de STJD e lança canais de combate ao assédio moral e sexual

25.05.2018  |    230 visualizações

Entidade é a primeira esportiva no País a lançar estas duas iniciativas junto com o Ministério Público do Trabalho

Os integrantes do STJD da Ginástica para um novo quadriênio tomaram posse nesta quinta-feira (24), no salão de Convenções do Aquários Praia Hotel, em Aracaju (SE), cidade sede da entidade.
 
Como representantes da CBG foram indicados Fernando Silva Júnior e William Figueiredo de Oliveira. Como representante dos clubes, Marcel Ferraz Camilo e Marcelo Jucá Barros. Como representantes do Conselho Federal da OAB, João Vitor Burgos Mota e Rafael Resende de Andrade, como representante dos árbitros Caio Pompeu Medauar de Souza, e como representante dos atletas Rodrigo de Almeida Figueiredo e Aldo Abrahão Massih Júnior. O Presidente eleito pelos integrantes foi Dr. Fernando Silva Jr, e o Vice-presidente será Dr Rafael Resende.
 
A presidente da instituição, Luciene Resende, indicou ainda três advogados para concorrer ao cargo de procurador-geral da CBG. São eles, Alessandro Kioshi Kishino, Desirée Emmanuele Gimes dos Santos e Júlia Galhego Meirelles, sendo escolhido o Dr. Kishino.
 
A sessão foi conduzida pelo assessor jurídico da CBG, Paulo Schmitt, que destacou outro tema tratado na ocasião, o lançamento da Cartilha de Combate ao Assédio Sexual, Moral e Abusos no Esporte elaborada pelo Ministério Público do Trabalho. A CBG apresentou o espaço exclusivo em seu site presente na Área de Ética/Integridade para acesso público da Cartilha, Código de Ética e apresentação de relatos/denúncias de Violação ao Código de Ética da CBG.
 
"Tivemos a posse dos novos membros do STJD para o próximo quadriênio e também o lançamento de algumas ações que já haviam sido programadas com o Ministério Público do Trabalho, com relação ao assédio sexual e moral e abusos no esporte. A cartilha que foi lançada é um documento inédito no Brasil, voltado exclusivamente para o esporte. Tivemos a honra da ginástica ser a modalidade escolhida para esse lançamento e também reestruturados nosso site, criando uma área exclusiva de integridade, para quem tiver interesse nesse tipo de denúncia ou narrativa a fazer, em um ambiente seguro, que guarda sigilo, que não precisa de identificação, para que possamos trazer elementos ao combate", destacou Paulo Schmitt.
 
A área propõe ser um canal para quem desejar narrar ou relatar fatos que constituam fraudes, subornos, abusos, assédios e outros tipos de violações aos princípios e valores contidos no referido Código de Ética.
 
"Esse foi um evento muito importante, com a posse do STJD. Além disso, aproveitamos a oportunidade para fazer o lançamento da cartilha contra o assédio e também o canal disponível em nosso site para receber denúncias sobre o mesmo tema. A CBG é a primeira entidade a disponibilizar estes dois itens de combate ao assédio e esperamos que, com isso, possamos contribuir com a nossa sociedade." disse a presidente da CBG, Luciene Resende.
 
Também estavam presentes na cerimônia a procuradora Vilma Leite Machado Amorim, representando o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Fleury. Ela parabenizou a instituição por ser a primeira entidade esportiva a tomar este tipo de iniciativa sobre o tema no País. "Diariamente recebemos reclamações no MPT de assédio sexual e moral. O principal deles é o assédio moral, sendo ele coletivo ou individual. Sempre adotamos as providências para evitar esse mal que tanto aflige o trabalhador brasileiro."
Leia também...
07.09.2025

Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística

06.09.2025

Nas competições por equipes, Minas Tênis Clube foi campeão no masculino, e Flamengo, no feminino

28.08.2025

Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto

28.08.2025

Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.