A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) realizou, nessa quinta-feira (12), mais uma palestra sobre assédio e abuso no esporte. Dessa vez, foi durante o primeiro dia de provas do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Adulto e Infantil 2018, no Ginásio Tarumã, em Curitiba.
“Fizemos um balanço das atividades de combate ao assédio e reforçamos o canal de ética para comunicação com interessados em orientações ou denúncias”, explicou dr. Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG e um dos palestrantes. Enquanto eram distribuídas cartilhas sobre o assunto, ele destacou a importância de investir em agentes multiplicadores, como as federações e os clubes.
A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, abriu o evento, que faz parte do projeto “Mantenha o Equilíbrio. Força contra o Assédio!”, do Ministério Público do Trabalho, órgão com o qual a instituição assinou um Termo de Cooperação. “Discussões sobre esse tema são de extrema importância para a prevenção e o combate ao assédio e abuso sexual, são canais fundamentais de educação para darmos prosseguimento, da melhor forma possível, ao engrandecimento do nosso esporte”, ressaltou.
Luciene ainda afirmou que o Brasil inteiro pratica ginástica rítmica, o que mostra a evolução da modalidade no país. Aproveitou para destacar como tem sido importante árbitros brasileiros mudarem de brevet, para que possam se habilitar de forma cada vez melhor e acompanhar os atletas em eventos internacionais, principalmente das seleções brasileiras.
A presidente falou também sobre a participação da ex-ginasta capixaba Francielly Machado, no “Projeto de Reforma da Ginástica Rítmica”, da Federação Internacional de Ginástica (FIG), e cujo principal objetivo é valorizar a parte artística nas apresentações. “A convite da FIG, ela vai fazer parte, com outras ginastas do mundo a bielorrussa Liubov Charkashyna, bronze nos Jogos Olímpicos Londres 2012 e hoje presidente da Comissão de Atletas da FIG, além da bicampeã olímpica Eugenia Kanaeva, da Rússia, de uma troca de experiências com a finalidade de fazer com que o público compreenda melhor a modalidade, valorizando cada vez mais a parte artística.”
A edição deste ano do Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica Adulto e Infantil, que se encerra amanhã (14), reúne 36 clubes e 115 atletas de 15 Estados.
Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
Nas competições por equipes, Minas Tênis Clube foi campeão no masculino, e Flamengo, no feminino
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.