Da Redação, Santo André (SP) - As atletas do Conjunto Brasileiro de Ginástica Rítmica estão experimentando uma vivência diferente na preparação para os campeonatos internacionais desta temporada. Acostumadas ao olhar atento e criterioso dos árbitros, agora elas têm de encarar a curiosidade e espontaneidade das crianças. A comissão técnica da equipe vai agendar durante o mês de agosto uma apresentação por semana em escolas de Aracaju (SE).
"Estamos fazendo isso para as ginastas vivenciarem um outro ambiente, avaliarmos as coreografias e trabalharmos a parte emocional das atletas", explica a técnica Camila Ferezin.
Aos sábados, o time passa por controles com a presença de árbitros internacionais. A apresentação é aberta ao público e ocorre no Centro Nacional de Ginástica Rítmica.
No momento, estão treinando com a técnica Camila Ferezin, em Aracajú (SE), Jessica Maier, Gabrielle Moraes, Gabriela Paixão, Nicole Pircio, Debora Medrado, Alanis Ávila, Alessandra Corrêa, Maria Luiza Gomes e Vitória Borges. Além delas, Karine Walter, Vitória Guerra e Camila Godinho se juntaram ao grupo para serem observadas após a seletiva realizada durante o Campeonato Brasileiro, em Curitiba (PR). Algumas ginastas estão se recuperando de lesão, e todas realizam tratamentos de prevenção e fortalecimento.
Neste ano, a equipe brasileira tem três compromissos importantes. Os dois principais são o Campeonato Mundial, em Sofia, na Bulgária, de 10 a 19 de setembro, e o Pan-Americano de Lima, no Peru, de 26 a 30 de setembro. O time precisa ficar entre os 24 melhores do Mundial para se classificar para o Mundial do ano que vem, que distribuí vagas para a Olimpíada de Tóquio-2020. O time irá, ainda, Campeonato Sul-Americano de Ginástica Rítmica, que acontecerá de 22 a 29 de outubro, em Melgar, na Colômbia
Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
Nas competições por equipes, Minas Tênis Clube foi campeão no masculino, e Flamengo, no feminino
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.