Da Redação, Santos (SP) - A torcida e os árbitros terão uma amostra já nesta sexta-feira (17) do que os principais ginastas do país irão apresentar durante o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística Especialistas 2018. O torneio premia os melhores atletas em cada um dos aparelhos.
O Treinamento de Pódio começa às 9h, na Arena Santos, com os homens. Os ginastas terão a chance de mostrar as séries que irão apresentar no fim de semana, durante a competição.
Arthur Zanetti, campeão olímpico nas argolas, é um dos destaques. No ano passado, ele conquistou o ouro nas argolas, sua especialidade, e no salto e foi prata no solo. "Nas duas últimas semanas fizemos treinos mais objetivos e curtos. Pretendo ter atuação igual à da última edição ou até melhor", afirmou.
Também irão participar do evento nomes como Arthur Nory, bronze no solo na Olimpíada do Rio-2016, Caio Campos e Francisco Barreto, entre outros.
"Não tem um aparelho em que vou focar mais para ir à final, já que irei competir nos seis. Vou focar em cada um por vez e, se acontecer de ir a uma decisão, vou buscar o meu melhor", afirmou Francisco Barreto, campeão do individual geral no Brasileiro.
As mulheres entrarão em ação às 9h30. Entre os destaques estão Daniele Hypolito, Thais Fidélis, Jade Barbosa e Flávia Saraiva, todas medalhistas em Mundiais.
No Brasileiro Especialistas, os ginastas irão disputar uma eliminatória no sábado (18), que irá classificar os seis melhores em cada um dos aparelhos para a decisão. As finais serão realizadas no domingo (19).
Excepcionalmente durante essa fase classificatória, acontecerá também a decisão por equipes do Campeonato Brasileiro Adulto, que foi adiada em junho devido à interrupção do fornecimento de energia elétrica no ginásio em São Bernardo do Campo.
"É muito importante para nós e para o clube. Só não vou disputar a argola, estarei nos outros cinco aparelhos para ajudar a equipe", afirmou Nory, que disputa a segunda competição após uma cirurgia no ombro. "Estou bem, 100% recuperado, sem dor. Voltei a fazer as minhas séries e é importante estar aqui, competir com casa cheia e buscar meu melhor."
Na noite desta quinta-feira também aconteceram a Cerimônia de Abertura da competição e o Congresso Técnico do campeonato.
"Realizar mais uma competição desta magnitude na cidade de Santos, que está acostumada a receber grandes eventos e que possui um histórico marcante na modalidade, é muito importante para a massificação da ginástica", disse a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Cacho Resende.
Programação
Sexta-Feira (17) - Treinamento de Pódio
9h - 11h30 - Treinamento Pódio - Subdivisão 1 (GAM)
9h30 – 12h - Treinamento de Pódio (GAF)
14h – 16h30 - Treinamento Pódio - Subdivisão 2 (GAM)
16h30 – 18h - Treinamento livre (GAF)
Sábado (18) - Final por Equipes/ Classificatória/ Final Individual Geral 2ª etapa*
8h - 12h - Competição - Subdivisão 1 (GAM)
8h40 – 9h30 - Aquecimento nos aparelhos (GAF)
9h30 – 11h55 - Competição (GAF)
13h - Premiação por Equipes/ Individual Geral 2ª etapa/ Individual Geral 2018 (GAF)
13h – 17h - Competição - Subdivisão 2 (GAM)
17h15 - Premiação por equipes/ Individual Geral 2ª etapa/ Individual Geral 2018 (GAM)
* Realização da final por equipes do Campeonato Brasileiro Adulto, que havia sido adiada
Domingo (19) - Finais por aparelhos
9h - 9h55 - Aquecimento Geral (GAM)
10h – 12h30 - Final por aparelhos (GAM)
8h50 – 9h20 - Aquecimento (GAF)
9h20 – 10h20 - Aquecimento livre nos aparelhos (GAF)
10h25 – 12h05 - Final por Aparelhos (GAF)
12h45h - Premiação por aparelhos
Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística
Nas competições por equipes, Minas Tênis Clube foi campeão no masculino, e Flamengo, no feminino
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.