Da Redação, Santo André (SP) - Os brasileiros iniciam nesta sexta-feira (14) a disputa do Pan de Ginástica Artística, em Lima, no Peru. A competição distribui vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2019, que serão na mesma cidade. As oito equipes mais bem colocadas no classificatório irão assegurar seu lugar no evento do ano que vem.
No feminino, o Brasil será representado por Daniele Hypolito, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Lorrane dos Santos, Rebeca Andrade e Thaís Fidélis.
Entre os homens, irão competir Caio Souza, Francisco Barretto Júnior, Leonardo Matheus Souza, Lucas de Souza Bitencourt e Luís Guilherme Porto. Arthur Zanetti e Arthur Nory não viajaram com a equipe.
"Não estamos com nossa equipe mais forte. Sem os dois, ficamos mais fracos em alguns aparelhos. Porém, temos três ginastas muito experientes nessa equipe, o Chico, o Caio e o Lucas, que podem fazer a diferença, e dois atletas mais novos que vêem fazendo um excelente trabalho. O grupo todo tem se dedicado muito em toda preparação. Acredito muito nesse conjunto˜, afirmou Cristiano Albino, treinador responsável da equipe masculina.
Os homens inauguram a disputa amanhã, a partir das 11h40 (de Brasília). Os rivais mais fortes dos brasileiros devem ser EUA, Colômbia, Canadá e Cuba. As mulheres estreiam no sábado.O torneio terá participação de 160 atletas de 23 países.
Programação:
Sexta (14)
11h40 - 23h - Classificatório individual e finais por aparelhos masculinas
Sábado (15)
10h às 17h30 - Classificatório e finais por aparelhos femininas
Domingo (16)
12h30 às 16h10 - Final por equipes masculina
18h às 19h40 - Final por equipes feminina
Comissão técnica:
Chefe de Delegação: Leonardo Finco
Treinadores (feminino): Francisco Porath Neto e Iryna Ilyashenko
Árbitros (feminino): Valéria Lakerbai e Yumi Sawasato
Treinadores (masculino): Antônio Lameira e Cristiano Albino
Árbitros (masculino): Henrique Motta e Robson Caballero
Fisioterapeutas: Júlio César Mattos e Mariana Weschenfelder
Nas competições por equipes, Minas Tênis Clube foi campeão no masculino, e Flamengo, no feminino
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países