Da Redação, Santo André (SP) - No primeiro dia de disputas do Campeonato Pan-Americano de Ginástica Rítmica, em Lima, no Peru, as atletas brasileiras já conseguiram quatro vagas nas finais por aparelhos, que acontecerão no domingo. O conjunto, por sua vez, fez uma excelente apresentação e se coloca na disputa por medalhas.
Nesta sexta (28), Natália Gaudio obteve o melhor desempenho individual entre as ginastas nacionais e atingiu a terceira melhor nota com a bola: 16.950. Bárbara Domingos ficou em nono, com 15.300, e também assegurou seu posto na final, que será no domingo, às 13h30 (de Brasília). Na apresentação com o arco, Bárbara ficou em oitavo, com 15.900, mesma pontuação de Natália, que ficou em nono e também avançou à disputa por medalhas, às 14h.
Entre os conjuntos, o Brasil marcou 19.800 conquistando a maior pontuação da história da Ginástica Rítmica Brasileira, terminando a apresentação com os cinco arcos empatadas com as mexicanas que também obtiveram 19.800. Já os EUA apareceram na terceira colocação, com 19.000.
Neste sábado serão disputados os classificatórios das maças e da fita, a partir das 10h. Também será conhecida a grande vencedora do individual geral e a campeã por equipes. A disputa vale vagas nos Jogos Pan-Americanos de 2019. Os primeiros 12 lugares irão para os times que conquistarem as seis melhores posições no classificatório (duas ginastas por país). Os outros quatro postos serão distribuídos às quatro ginastas mais bem ranqueadas no classificatório do individual geral e que não tenham conseguido a vaga pelo primeiro critério (apenas uma atleta por país poderá se classificar).
Os conjuntos, por sua vez, mostrarão as coreografias com duas cordas e três bolas. A somatória dessas notas com as do primeiro dia de disputas definirão os conjuntos medalhistas no geral. O Brasil precisa ficar entre os seis primeiros colocados para assegurar sua vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2019.
No domingo, a final com os arcos será realizada às 13h, e a com duas cordas e três bolas, às 15h.
Nas competições por equipes, Minas Tênis Clube foi campeão no masculino, e Flamengo, no feminino
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países