Da Redação, Santo André (SP) – A brasileira Rebeca Andrade foi um dos destaques individuais nesta quinta-feira (22), pelo primeiro dia de disputa da “Turnier Der Meister” FIG Individual Apparatus World Cup, que acontece em Cottbus, na Alemanha. Com um resultado que lhe daria a medalha de prata no último Mundial de Doha (QAT), Rebeca ficou em primeiro no qualificatório do salto, com a nota média de 14,766 e avançou para a final.
No mesmo aparelho, Jade Barbosa obteve a oitava colocação (13,966) e também se classificou para a disputa de medalhas, que no sábado (24).
Rebeca ainda assegurou presença em outra final, também no próximo sábado, nas paralelas assimétricas, ao ficar na sétima colocação (14,133). Na mesma prova, Lorrane Oliveira ficou em 11º (13,200) e não se classificou.
A Copa do Mundo de aparelhos é uma novidade no calendário da FIG (Federação Internacional de Ginástica), na qual podem participar atletas especialistas ou não. A etapa de Cottbus será a primeira de uma série de oito campeonatos a serem realizados até 2020. Os ginastas que somarem mais de três participações poderão buscar a classificação para a Olimpíada de Tóquio (JAP).
No masculino, nenhum ginasta brasileiro conseguiu se classificar para as finais nesta quinta-feira. O melhor desempenho ficou com Arthur Nory, que terminou em nono lugar no solo, com a nota 14,100, a 0,033 da última vaga para a final. No mesmo aparelho, Lucas Bitencourt terminou na 25ª posição (13,033).
No cavalo com alças, Francisco Barreto ficou em 14º (13,633) e Péricles Silva em 22º (13,100). Nas argolas, Lucas completou a prova em 27º (12,200).
Nesta sexta-feira (23), haverá a disputa do segundo dia do qualificatório. No feminino, o Brasil participará com Flavia Saraiva (trave e solo), Jade Barbosa (solo) e Rebeca Andrade (trave). No masculino, estarão na disputa Arthur Nory (salto e barra fixa) e Francisco Barreto (barra fixa).
Veja os convocados para a Copa do Mundo de Cottbus:
Ginástica Artística Feminina
• Flavia Saraiva
• Jade Barbosa
• Lorrane Oliveira
• Rebeca Andrade
Treinadores: Francisco Porath Neto e Valeri Liukin
Ginástica artística masculina
• Arthur Nory
• Francisco Barreto
• Lucas Bitencourt
• Péricles da Silva
Treinadores: Cristiano Albino e Marcos Goto
Fisioterapeuta: Caio Vieira Buonanotte
Árbitros: Eliseu Burtet Neto e Rossana Travassos Benck
Chefe de delegação: Juliana Lutz Fajardo
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial