Da redação, Santo André (SP) – O esporte olímpico brasileiro realizou na noite desta terça-feira (18) sua principal festa, com a realização do 20º Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro (RJ). O evento, organizado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), definiu os premiados na ginástica brasileira em 2018.
Na ginástica artística, o escolhido foi Arthur Zanetti. Duas vezes medalhista olímpico nas argolas (ouro em Londres-2012 e prata na Rio-2016), Zanetti teve um ano brilhante. No Campeonato Mundial de Doha (QAT), ele voltou a subir ao pódio, conquistando a medalha de prata. Antes, havia sido medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba (BOL).
Arthur Zanetti também estava concorrendo a um outro troféu, o “Atleta da Torcida”, que foi definido por votação popular, encerrada durante a cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico. O vencedor foi Henrique Avancini, do ciclismo mountain bike."
A escolhida como melhor atleta da ginástica rítmica foi Natália Gáudio. Nesta temporada, ela obteve uma ótima participação no Campeonato Mundial de Sofia (BUL), tendo ficado entre as 24 melhores do mundo na fita. No Pan-Americano da modalidade, realizado em Lima (PER), Natália levou o bronze no individual geral e por equipe.
Camilla Gomes foi eleita como o destaque do ano na ginástica de trampolim. A carioca de 24 anos obteve um resultado histórico na modalidade, alcançando o 14º lugar no Campeonato Mundial de São Petersburgo (RUS). Foi a melhor posição já obtida por um ginasta do Brasil em mundiais na história da modalidade.
Para Luciene Resende, presidente da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), o resultado demonstra a evolução da ginástica brasileira em 2018.
“Mais um ano se encerra e os nossos ginastas Arthur (artística), Natália (rítmica) e Camilla (trampolim) são escolhidos entre os melhores do ano no Prêmio Brasil Olímpico. Esta é a coroação de um ano de muito trabalho e de muitos esforços da CBG, ginastas, treinadores, árbitros, dirigentes e de todos envolvidos com a ginástica brasileira”, afirmou.
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial