Atletas e treinadores da Ginástica Artística acompanham palestra do programa "CBG Integridade "

22.01.2019  |    82 visualizações

Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG, fez a apresentação para o grupo que participa de camping no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio

Da redação, Santo André (SP) – Reunidos para um camping no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro (RJ), o grupo de 17 atletas da Ginástica Artística Masculina acompanhou nesta segunda-feira (21) mais uma palestra do programa “CBG Integridade contra a corrupção, manipulação de resultados, assédios, abusos, doping, racismo e outras fraudes”. Além dos atletas, os treinadores e dirigentes também acompanharam a apresentação, que foi feita pelo Dr. Paulo Schmitt, assessor jurídico da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

A mesma palestra foi apresentada durante o Camping da Ginástica Artística Feminina, encerrado no último dia 17.

O programa foi implantado pela CBG desde o ano passado, com inúmeras palestras já realizadas durante eventos oficiais das Ginásticas Artística, Rítmica e de Trampolim.

Para Dr. Paulo Schmitt, a repercussão entre atletas, técnicos e todos os integrantes da Seleção Brasileira com a palestra foi excelente. “Todos já sabem da importância da temática e a necessidade de conhecimento dos conceitos, recomendações e normas, que é a melhor forma de proteção da comunidade da ginástica. Os atletas, em particular, foram bastante participativos. Houve uma grande interação nos debates e esclarecimentos. Todos se mostraram preocupados com esse tipo de iniciativa, das palestras, ocorrer apenas no ambiente de seleção, e quais as propostas para levar esses encontros também para clubes e atletas de base e outros pelo país. Esclarecemos que seleções estavam na ponta da nossa pirâmide de palestras pois já havíamos realizado vários eventos e debates em campeonatos brasileiros e pretendemos ampliar junto à nossas federações filiadas para que possam levar as informações aos seus clubes e atletas.”, explicou o assessor jurídico da CBG.

Schmitt também comentou sobre o pioneirismo da CBG em criar um Programa de Prevenção ao assédio no esporte. “Estamos muito empenhados na implementação de uma efetiva política de integridade, como forma de melhoria nas nossas estruturas e governança, o que inclui o combate além do assédio, mas também a problemas relacionados com doping, manipulação de resultados, discriminação, fraudes em geral. Valorizar a integridade é uma questão de sobrevivência do esporte, partimos dessa premissa. E está numa pauta permanente da CBG a realização de programas educativos e preventivos nesse aspecto”, afirmou.

Leia também...
28.08.2025

Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto

28.08.2025

Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.

25.08.2025

Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países

23.08.2025

A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial