Da redação, Santo André (SP) – A Seleção Brasileira Feminina de Ginástica de Trampolim viaja nesta terça-feira (12) para Baku, no Azerbaijão, onde no final de semana dará a largada para a temporada 2019. As ginastas Alice Hellen Gomes e Camila Gomes disputarão a primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade, que a partir deste ano terá uma importância extra: estes eventos contarão pontos para o ranqueamento olímpico, que ajudará a definir os classificados para a Olimpíada de Tóquio-2020.
“Esta primeira etapa nos dará uma ideia da pontuação e classificação necessárias que os atletas precisarão para obter a classificação olímpica. Será o pontapé inicial da temporada, além de ser uma competição muito forte”, afirmou a treinadora e coordenadora da Ginástica de Trampolim da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Tatiana Figueiredo.
A Ginástica de Trampolim do Brasil tentará manter este ano o bom nível de resultados obtidos em 2018, quando alcançou sua melhor participação na história dos Mundiais. No torneio realizado em São Petersburgo (RUS), as brasileiras chegaram até à fase semifinal, com Camilla terminando em 14º e Alice em 15º. “O resultado obtido no Mundial do ano passado foi muito importante para a Ginástica de Trampolim do Brasil. Elevou a confiança dos atletas e demonstrou que é possível estar entre os melhores do mundo”, disse Tatiana.
Para esta etapa de Baku, a treinadora do Brasil quer avaliar as condições das atletas para esta temporada. “Queremos prepara-las para que possam alcançar as metas estabelecidas. Para 2019, pretendemos ficar entre os 14º e 16º primeiros colocados nas copas do mundo; melhorar o resultado nos Jogos Pan-Americanos, buscando uma medalha; e classificar os atletas para a semifinal (top 24) no Campeonato Mundial”, explicou.
Pela programação da Copa do Mundo de Baku, a primeira brasileira a competir na qualificação do individual feminino no sábado (16) será Alice Gomes, que integra o Grupo 4, a partir das 8h30 (horário de Brasília), enquanto Camilla Gomes participa do Grupo 5, com início previsto para às 9h20.
Ainda no sábado, às 12h30, Camilla e Alice disputarão o qualificatório do Trampolim Sincronizado. Caso avancem para final do domingo (17), Alice e Camilla competirão a partir das 6h (finais do individual) e 8h (finais do sincronizado).
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial