Da redação, Santo André (SP) – O Brasil inicia sua participação na temporada 2019 da Ginástica de Trampolim neste sábado (16), com a abertura da Copa do Mundo de Baku. As ginastas Alice Hellen Gomes e Camilla Gomes estão desde a última quarta-feira (13) na capital do Azerbaijão finalizando a preparação para a competição, que agora terá um atrativo a mais. A partir deste ano, a Copa do Mundo passará a contar pontos na formação do ranking olímpico, que ajudará a definir os classificados para a Olimpíada de Tóquio-2020.
“Este período final de treinos aqui em Baku foi muito positivo. As meninas se adaptaram muito bem ao trampolim e já fizeram séries”, afirmou a treinadora e coordenadora da Ginástica de Trampolim da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica), Tatiana Figueiredo. Nesta sexta-feira (15), Alice e Camilla realizaram o treino de pódio.
Após os ótimos resultados alcançados em 2018, quando o Brasil alcançou sua melhor campanha em Mundiais – Camilla terminou em 14º e Alice em 15º no Mundial em São Petersburgo (RUS) –, a expectativa é a melhor possível nesta temporada. “Espero que as meninas realizem suas séries obrigatória e livre com solidez e boa execução, mas estamos no início da temporada”, afirmou Tatiana.
Tanto Alice quanto Camilla também disputarão a competição de trampolim sincronizado, mas o foco está no individual, disse Tatiana.
Segundo Tatiana Figueiredo, o nível desta primeira etapa da Copa do Mundo está bem forte. “Teremos 65 atletas competindo no Trampolim Feminino, uma vez que esta será a primeira etapa classificatória para os Jogos Olímpicos”, afirmou. Entre as inscritas, estão a canadense Rosannagh MacLennan e a britânica Bryony Page, respectivamente medalhas de ouro e prata na Olimpíada Rio-2016.
Pela programação da Copa do Mundo de Baku, a primeira brasileira a competir na qualificação do Individual Feminino no sábado (16) será Alice Gomes, que integra o Grupo 4, a partir das 8h30 (horário de Brasília), enquanto Camilla Gomes participa do Grupo 5, com início previsto para 9h20.
Ainda no sábado, às 12h30, Camilla e Alice disputarão o qualificatório do Trampolim Sincronizado. Caso avancem para final do domingo (17), Alice e Camilla competirão a partir das 7h (finais do individual) e 9h (finais do sincronizado).
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial