Da Redação, Santo André (SP) – A Seleção Brasileira de Ginástica Artística faz seu primeiro grande teste em 2019 a partir desta sexta-feira (15), quando participa com as equipes feminina e masculina da DTB Pokal Team, em Stuttgart (ALE). O time feminino entrará em ação às 6h (horário de Brasília), enquanto que o masculino competirá a partir das 15h.
A DTB Pokal Team é um evento que tem a chancela da FIG (Federação Internacional de Ginástica), mas não conta pontos para o ranking que ajudará na classificação dos ginastas para a Olimpíada de Tóquio-2020.
Ainda assim, é um torneio considerado muito importante pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) para o planejamento da temporada, que tem como maior objetivo a classificação das equipes feminina e masculina para a Olimpíada de Tóquio-2020. Para isso, precisará ficar entre as nove primeiras colocadas do Campeonato Mundial deste ano, que também acontecerá em Stuttgart, em outubro.
No feminino, o Brasil caiu na subdivisão com a Alemanha e terá a seguinte ordem na rotação dos aparelhos: salto, assimétricas, trave e solo. Também participam da disputa feminina as seleções da Rússia, Suíça, Noruega, Portugal, Hungria, Holanda, Espanha e França. Avançarão para a final do sábado (16) as quatro primeiras colocadas.
A Seleção Brasileira feminina em Stuttgart é formada por Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Rebeca Andrade, Thais Fidélis e Carolyne Pedro
A equipe masculina está na subdivisão ao lado da Alemanha 1, Ucrânia, Suíça, Rússia e Japão. A ordem da rotação dos aparelhos será esta: solo, cavalo com alças, argolas, salto, paralelas e barra fixa. Também participam do evento as equipes da Bélgica, França, Alemanha 2, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, Espanha e Turquia. Avançarão para a final de domingo (17) os seis primeiros colocados.
Representam a Seleção masculina na Alemanha os ginastas Arthur Zanetti, Caio Souza, Francisco Barreto Júnior, Bernardo Miranda e Tomas Florêncio.
A programação em Stuttgart também prevê a realização no domingo da etapa da Copa do Mundo All-Around, que conta pontos para o ranking olímpico. O Brasil será representado no feminino por Carolyne Pedro.
Delegação da Ginástica Artística Brasileira em Stuttgart
Chefe de delegação: Henrique Motta
Modalidade: Ginástica Artística Masculina
Ginastas
Arthur Nabarrete Zanetti
Bernardo Actos Miranda
Caio Campos Souza
Francisco Barretto Júnior
Tomas Rodrigues Florencio
Treinadores
Cristiano Albino
Marcos Goto
Robson Caballero
Chefe de equipe GAM: Leonardo Finco
Árbitro GAM: Paulo Carrara
Modalidade: Ginástica Artística Feminina
Ginastas
Flávia Lopes Saraiva
Jade Fernandes Barbosa
Rebeca Rodrigues de Andrade
Thais Fidélis dos Santos
Carolyne Mercer W. Pedro
Treinadores
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Valeri Liukin
Chefe de equipe GAF: Juliana Fajardo
Fisioterapeuta: Felipe Vidal Souza
Médica: Drª Ana Corte
Árbitro GAF: Valéria Lakerbai
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial