Da Redação, Santo André (SP) – A Ginástica Artística do Brasil começou muito bem sua participação na DTB Pokal Team, que está sendo disputada em Stuttgart, na Alemanha. Na qualificação, realizada nesta sexta-feira (15), a equipe brasileira terminou em primeiro lugar e avançou para a final, que será disputada neste sábado (16). As meninas brasileiras brigarão pela medalha de ouro a partir das 13 horas (horário de Brasília).
Com praticamente o mesmo time que disputou o Mundial de Doha de 2018, o Brasil ficou na primeira colocação nesta sexta-feira, somando 160,400 pontos. Individualmente por aparelho, as principais notas das brasileiras foram com Rebeca Andrade no salto (14.600) e na trave (13,950), Jade Barbosa nas assimétricas (13,650) e Flavia Saraiva no solo (13,650).
Atrás do Brasil, ficaram a Rússia em segundo (159,250); a França em terceiro (154,550); e a Holanda na quarta posição (153,350). As quatro equipes irão participar da final deste sábado.
“Hoje foi um dia importante, por ser a primeira competição por equipes do ano. Estamos felizes em nos classificar em primeiro lugar, porém ainda tivemos falhas. Vamos trabalhar para corrigi-las. Amanhã é um novo dia e uma nova competição. Importante é que o grupo está conseguindo melhorar a cada dia e estamos trabalhando para seguir neste caminho”, afirmou um dos treinadores da Seleção feminina, Francisco Porath.
Ainda nesta sexta-feira (15), a Seleção Brasileira masculina irá disputar a qualificação para a final de domingo (17).
A DTB Pokal Team é um evento chancelado pela FIG (Federação Internacional de Ginástica) e considerado estratégico pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) para o planejamento da temporada, por acontecer na mesma sede do próximo Campeonato Mundial, em outubro.
O Mundial de Stuttgart será classificatório para a Olimpíada de Tóquio-2020. O Brasil precisa terminar entre os nove primeiros colocados para ter vagas com equipes feminina e masculina nos Jogos Olímpicos
Delegação da Ginástica Artística Brasileira em Stuttgart
Chefe de delegação: Henrique Motta
Modalidade: Ginástica Artística Masculina
Ginastas
Arthur Nabarrete Zanetti
Bernardo Actos Miranda
Caio Campos Souza
Francisco Barretto Júnior
Tomas Rodrigues Florencio
Treinadores
Cristiano Albino
Marcos Goto
Robson Caballero
Chefe de equipe GAM: Leonardo Finco
Árbitro GAM: Paulo Carrara
Modalidade: Ginástica Artística Feminina
Ginastas
Flávia Lopes Saraiva
Jade Fernandes Barbosa
Rebeca Rodrigues de Andrade
Thais Fidélis dos Santos
Carolyne Mercer W. Pedro
Treinadores
Francisco Porath Neto
Iryna Ilyashenko
Valeri Liukin
Chefe de equipe GAF: Juliana Fajardo
Fisioterapeuta: Felipe Vidal Souza
Médica: Drª Ana Corte
Árbitro GAF: Valéria Lakerbai
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial