Da Redação, Santo ANdré (SP) - Em decisão tomada neste domingo (31), o Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) presidido pelo Dr. Fernando Silva Júnior, decidiu banir definitivamente do esporte o ex-treinador Fernando de Carvalho Lopes, pela acusação de abuso sexual e assédio moral a atletas quando era técnico do Mesc, em São Bernardo do Campo.
O julgamento no tribunal de última instância desportiva da Ginástica foi realizado na sede da OAB de Aracaju (SE), e a CBG se fez representar como terceiro interessado pelo seu assessor jurídico Dr. Paulo Schmitt.
A pena do Banimento, aplicada de forma unânime pelo STJD através do voto do relator Dr William Figueiredo, foi baseada no Código de Conduta e Estatutos da FIG (Federação Internacional de Ginástica), e com aplicação também de penas máximas por quatro vezes (uma em relação a cada atleta vítima denunciante) em cada artigo da denúncia já realizada pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva CBJD.
O órgão, vinculado à CBG, é o primeiro a tomar uma decisão deste nível na esfera esportiva do Brasil para casos de assédios e abusos sexuais.
O tribunal determinou ainda que a decisão fosse comunicada para a CBG, FIG e ao Comitê Olímpico Internacional.
Ginásio Geraldão viverá as emoções da modalidade a partir de 31 de agosto
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística 2025.
Primeiro Mundial realizado na América do Sul, reconhecido pela FIG como um dos melhores da história, reuniu mais de 650 participantes, contou com o trabalho de 300 voluntários e foi transmitido para mais de 70 países
A prata histórica consagra anos de trabalho e coloca o conjunto brasileiro no topo da ginástica mundial