São Paulo entra pela primeira vez no Circuito Mundial de Padel

10.05.2019  |    436 visualizações

Etapa do World Padel Tour ocorre em novembro no Morumbi

Os jogadores brasileiros de futebol que conhecem o mundo esportivo espanhol sabem bem do que se trata. O Padel, que na última década explodiu no país europeu e passou a ser praticado por milhões de pessoas, pode seguir o mesmo caminho no Brasil. Para impulsionar este processo, em novembro, o ginásio do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi, vai sediar uma etapa do World Padel Tour. É a primeira vez que ocorre um torneio com os principais jogadores do mundo em quadras brasileiras.

Assim como é a logística no tênis ou na Fórmula 1, o Circuito Mundial de Padel visita várias cidades ao longo do ano. Na América do Sul, a outra etapa anual ocorre em Buenos Aires. A Argentina é o país latino-americano com mais tradição no esporte.

O Padel é um esporte jogado entre duplas e neste ano a fase final do evento paulistano contará com 28 duplas masculinas na chave principal. O torneio terá início dia 19 de novembro com as 16ª de final e se encerra dia 24, domingo, com a grande final.

Os organizadores esperam 1.500 pessoas por dia de evento. A partir das quartas de final, a expectativa é que 2 mil pessoas lotem as arquibancadas do São Paulo. Serão 27 jogos no total, proporcionando aos espectadores por volta de 60 horas de jogos. Todos de alto nível técnico.

O Padel é disputado por duplas com raquetes e bolas próprias. O campo retangular tem dez metros de largura por vinte de comprimento, com uma rede no meio. A quadra totalmente fechada permite que as paredes, tanto atrás da quadra quanto dos lados, possam ser usadas durante as partidas para ajudar a impulsionar a bola, que é semelhante à do tênis.

Nos campeonatos de alto nível, como será a etapa brasileira do World Padel Tour, as paredes são de vidro. A pontuação do jogo é idêntica à do tênis. O piso de disputa das partidas pode ser de grama sintética ou um tipo específico de carpete.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 “O grande objetivo é tornar o Padel uma modalidade olímpica”, diz presidente da Federação Internacional"

Para Luigi Carraro, peso do Brasil no esporte vai ser gigantesco

 

Com o objetivo ousado de transformar o Padel em esporte olímpico, o italiano Luigi Carraro, presidente da Federação Internacional de Padel, vê com bons olhos o fato de o Brasil buscar desenvolver cada vez mais o esporte dentro de suas fronteiras.

“É um país que tem um potencial incrível. Se o Padel começar a se desenvolver bem no Brasil é como se o esporte se desenvolvesse em 25 países de uma vez só”, afirma o dirigente internacional. Segundo Carraro, a chegada do tour profissional às quadras brasileiras é um passo importante, mas o desenvolvimento do esporte cabe aos dirigentes locais.

“O World Padel Tour é uma vitrine para o esporte, porque serve para as pessoas assistirem ao Padel de alto nível. Porém, depois disso, o trabalho da Confederação Brasileira é fundamental para que o esporte evolua. “No caso brasileiro, como esta sinergia existe, não tenho dúvida do êxito tanto do tour quanto do desenvolvimento do Padel”, afirma Carraro.

Em março, na sede da Fiesp, ocorreu uma Assembleia Extraordinária da Federação Internacional, que elegeu o grupo de diretores da instituição para os próximos anos. Entre eles, como um dos vice-presidentes, está o brasileiro Eduardo Langer, presidente da Confederação Brasileira de Padel. “Nós temos a sorte de o presidente da Confederação ser uma pessoa de muita competência, respeitado por todo mundo e com um grande carisma. Graças a ele poderá ser feito um trabalho muito bom no Brasil”, assegurou Carraro.

O executivo italiano não esconde que um de seus grandes objetivos, para a próxima década, é transformar o Padel em um esporte olímpico. Ele não descarta, inclusive, que o jogo de raquetes poderá estar, de forma recreativa, na Olimpíada de Paris em 2024. “Estamos trabalhando para isso e dialogando de forma concreta com a família olímpica”, admite.   

Atualmente, a Federação Internacional da modalidade tem 38 países membros. Outros 42, segundo o presidente, estão com os seus pedidos de afiliação sendo analisados.

______________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Segunda etapa do Brasileiro vai reunir 290 duplas em Curitiba

Stefano Flores, primeiro do ranking, está entre os inscritos

 

Profissionais, amadores e crianças. No total, por volta de 290 duplas de Padel vão disputar a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro da modalidade, em Curitiba (PR). Os jogos ocorrem entre sexta-feira (17) à noite e domingo (19) nas quadras curitibanas. Nas categorias profissionais, haverá distribuição de prêmios.

Nestes grandes campeonatos nacionais, os jogadores são divididos, além dos profissionais, nas 2ª, 3ª, 4ª e 5ª categorias, além de um grupo único de jogadores iniciantes.

Os adolescentes jogam entre si divididos em três faixas etárias: sub 14, sub 16 e sub 18. Existem também as chaves por idade. Os homens se dividem nas categorias de 35 anos (A, B, C e D), de 45 anos (A, B e C) e de 55 anos (A e B). As mulheres também jogam separadas pelo ano de nascimento: 30 (A, B e C) e 40 (A e B).

Os principais jogadores de Padel do país voltam a se reunir na capital paranaense depois de a primeira etapa, em março, ter sido realizada em Balneário Camboriú, um dos grandes centros do esporte no país. A cidade, no litoral catarinense, já até teve uma quadra pública, construída em uma das praças da cidade.

No segundo semestre serão outras duas etapas nacionais. De 5 a 7 de julho, as partidas serão em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Entre 29 de novembro e 1º de dezembro os jogos voltam para Curitiba. De acordo com a Cobrapa (Confederação Brasileira de Padel), a capital do Paraná vai receber duas etapas brasileiras este ano para que jogadores de outras regiões do País, como São Paulo, estado onde a modalidade cresce, possam deslocar-se com mais facilidade.

Neste final de semana, o catarinense Stefano Flores, primeiro do ranking nacional, deverá ser um dos principais destaques da chave masculina profissional. O jogador venceu a primeira etapa, em sua região, onde, segundo disse ao jornal Diário Catarinense, é sempre muito importante atuar. Flores admitiu ter ficado emocionado após o título diante de amigos e familiares.

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Dupla argentina vence mais uma etapa do tour mundial

   Sanyo Gutiérrez e Maxi Sanchez confirmaram favoritismo no Vigo Open

Com um saque seguro, e durante um jogo final duríssimo, os argentinos Sanyo Gutiérrez e Maxi Sánchez confirmaram o favoritismo e venceram o Vigo Open 2019, no fim de semana. A dupla, primeira colocada no ranking mundial masculino de Padel, bateu os espanhóis Paquito Navarro e Juan Lebrón, por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

Dos quatros grandes torneios disputados na temporada (ocorreram também as etapas de Cervezas Victoria Marbella Master 2019, Logroño Open 2019 e Estrella Damm Alicante Open 2019), os sul-americanos apenas não venceram em Alicante, quando caíram nas oitavas de final.

A dupla da cidade argentina de São Luís fez história no Padel mundial em 2018. Há quatro anos sem terminarem juntos uma temporada do tour mundial, eles ficaram no primeiro posto do ranking masculino com incríveis 8 títulos e 12 finais alcançadas. Um aproveitamento em termos de vitória de 86%. A dupla espanhola, derrotada no domingo (12), chegou à quarta final desta temporada. Levou o título apenas de Alicante.

Na chave feminina, as favoritas também levaram o troféu para casa. As Martas, como é chamada a dupla espanhola Marta Marrero e Marta Ortega, bateram por 2 a 0 (6/3 e 6/4) as também espanholas Lucía Sainz e Gemma Triay, que chegaram pela primeira vez a uma decisão neste ano.

Com o resultado, a espanhola Marta Marrero, nascida na ilha de Las Palmas, mas moradora de Barcelona, passou a ocupar o primeiro lugar do ranking individual feminino. Marrero teve um início de ano muito bom. Foram três títulos ao lado de Marta Ortega. E apenas uma eliminação, em Alicante, nas oitavas de final.

No Padel, apesar dos jogos serem sempre de duplas contra duplas, o ranking mundial, tanto masculino quanto feminino, é computado de forma individual. Os principais momentos das partidas realizadas em Vigo, na Galícia, podem ser vistos no site oficial do World Padel Tour (www.worldpadeltour.com).

 

Leia também...
12.07.2019

Instituição confirma que campeonato europeu será na Itália

04.07.2019

Cidade de Bento Gonçalves receberá competições nas categorias adulto e base

26.06.2019

Federação internacional fecha acordo com World Padel Tour para unificar ranking

19.06.2019

Pablo Lima, terceiro do ranking mundial, passará a jogar com o espanhol Ale Galán