Em seu primeiro programa, Conexão Portugal aproxima ginastas de admiradores da GR

31.08.2020  |    131 visualizações

Ao longo de quase três horas e meia, atividade mostrou o trabalho da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica em solo lusitano

Da Redação, São Paulo (SP) - O Conexão Portugal, novo programa lançado pela Confederação Brasileira de Ginástica, estreou com tudo. Por quase três horas e meia, a grande família da Ginástica pôde acompanhar o treino da Seleção Brasileira de Conjunto de GR, que está no Centro de Treinamento Time Brasil, na freguesia de Sangalhos, em solo lusitano.

A iniciativa da CBG aproxima (conecta) as ginastas de seus admiradores e de jovens praticantes. Para ter acesso à sala do Zoom, bastava clicar no link divulgado pela Confederação e introduzir seu e-mail pessoal. Para participar do treinamento juntamente com a Seleção, as ginastas deveriam fazer uma publicação nas suas redes sociais mostrando que estavam acompanhando a ação e marcando @cbginastica. Dessa forma, os exercícios feitos por Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Geovanna Santos, Duda Arakaki, Mariany Miyamoto, Nicole Pírcio, Thais Lourencini, Victória Borges, Victória Kamilly Nunes e Vitória Guerra foram imitados por meninas ligadas a algum dos Centros de Excelência CAIXA Jovem Promessa espalhados pelo Brasil ou a outras entidades esportivas, com o clubes e associações.

A fórmula do Conexão Portugal é fruto de iniciativas anteriores, como os treinos compartilhados por Zoom que marcaram os meses iniciais de isolamento. Esse tipo de live, que une a comunidade da Ginástica, é uma tendência que deve continuar nos próximos anos, com ou sem cenário de pandemia, porque contribui para difundir a prática do esporte em alto nível em todo o território nacional.

Antes de as ginastas entrarem em cena, o Consultor Jurídico da CBG, Paulo Schmitt, mais uma vez destacou o esforço da entidade para combater todos os tipos de assédio, abusos, preconceitos e doping. “Queremos tornar cada vez mais conhecido o nosso Programa de Ética e Integridade. Reforço o pedido para que comuniquem, em área específica do site da CBG, qualquer manifestação de práticas degradantes. Lembro que é possível fazê-lo de forma anônima”.

A atividade das atletas começou com a execução de exercícios preventivos comandados pelo fisioterapeuta Nivaldo Andrade. Depois de uma sessão de alongamentos, liderados pela treinadora Camila Ferezin, as ginastas fizeram um aquecimento com jazz, sob a batuta da auxiliar técnica Bruna Martins.

Foi um dos momentos em que as atletas irradiaram sua simpatia, enquanto se exercitavam ao som de músicas como Beth - composição de Peter Criss, ex-baterista do Kiss -, Sweet Child O’Mine (Guns N’Roses), e de sucessos mais recentes, de Anitta e de outras referências musicais.

Bruna comandou também uma sequência de preparação física na barra, hora de as ginastas demonstrarem que estão cada vez mais afiadas na execução de movimentos do balé.

A parte da sessão que mostrou o trabalho com dificuldade corporal e os exercícios com aparelhos, que ficaram a cargo de Camila, deram uma noção do tipo de atividade que está por trás do impressionante domínio que as ginastas têm das maças.

Na sequência do evento, o treinador físico Rafael Jesus passou exercícios voltados ao desenvolvimento do sistema energético. Haja energia!

“É uma grande felicidade poder compartilhar nosso treino, mostrar o que estamos fazendo. Podem ter a certeza de que ainda tem muito mais pela frente!”, disse Bárbara Galvão.

“Queremos agradecer a todos os componentes de nossa equipe multidisciplinar, à CBG, ao COB, à CAIXA e ao Ministério da Cidadania. Por trás da apresentação das nossas ginastas, temos muitas pessoas trabalhando, dando o seu melhor, para que tudo isso aconteça. Tenho a certeza de que, mais para a frente, vamos colher os frutos de tudo o que vivenciamos”, acrescentou Camila Ferezin.

Leia também...
25.10.2020

Bruno Martini sempre teve a certeza de que um dia seria campeão mundial. Na edição desta semana do "Memória de Ouro CBG", contamos o que ele fez para provar que estava certo

21.10.2020

Fomentar o conhecimento acerca das regras das modalidades da Ginástica é objetivo permanente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG)

21.10.2020

Vídeo de pouco mais de quatro minutos mostra que o domínio dos fundamentos do ballet é valioso até mesmo na Ginástica de Trampolim

20.10.2020

Verdadeira operária da Ginástica Rítmica, ginasta treina com foco na disputa da vaga olímpica