Em seu primeiro programa, Conexão Portugal aproxima ginastas de admiradores da GR

31.08.2020  |    147 visualizações

Ao longo de quase três horas e meia, atividade mostrou o trabalho da Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica em solo lusitano

Da Redação, São Paulo (SP) - O Conexão Portugal, novo programa lançado pela Confederação Brasileira de Ginástica, estreou com tudo. Por quase três horas e meia, a grande família da Ginástica pôde acompanhar o treino da Seleção Brasileira de Conjunto de GR, que está no Centro de Treinamento Time Brasil, na freguesia de Sangalhos, em solo lusitano.

A iniciativa da CBG aproxima (conecta) as ginastas de seus admiradores e de jovens praticantes. Para ter acesso à sala do Zoom, bastava clicar no link divulgado pela Confederação e introduzir seu e-mail pessoal. Para participar do treinamento juntamente com a Seleção, as ginastas deveriam fazer uma publicação nas suas redes sociais mostrando que estavam acompanhando a ação e marcando @cbginastica. Dessa forma, os exercícios feitos por Bárbara Galvão, Beatriz Linhares, Geovanna Santos, Duda Arakaki, Mariany Miyamoto, Nicole Pírcio, Thais Lourencini, Victória Borges, Victória Kamilly Nunes e Vitória Guerra foram imitados por meninas ligadas a algum dos Centros de Excelência CAIXA Jovem Promessa espalhados pelo Brasil ou a outras entidades esportivas, com o clubes e associações.

A fórmula do Conexão Portugal é fruto de iniciativas anteriores, como os treinos compartilhados por Zoom que marcaram os meses iniciais de isolamento. Esse tipo de live, que une a comunidade da Ginástica, é uma tendência que deve continuar nos próximos anos, com ou sem cenário de pandemia, porque contribui para difundir a prática do esporte em alto nível em todo o território nacional.

Antes de as ginastas entrarem em cena, o Consultor Jurídico da CBG, Paulo Schmitt, mais uma vez destacou o esforço da entidade para combater todos os tipos de assédio, abusos, preconceitos e doping. “Queremos tornar cada vez mais conhecido o nosso Programa de Ética e Integridade. Reforço o pedido para que comuniquem, em área específica do site da CBG, qualquer manifestação de práticas degradantes. Lembro que é possível fazê-lo de forma anônima”.

A atividade das atletas começou com a execução de exercícios preventivos comandados pelo fisioterapeuta Nivaldo Andrade. Depois de uma sessão de alongamentos, liderados pela treinadora Camila Ferezin, as ginastas fizeram um aquecimento com jazz, sob a batuta da auxiliar técnica Bruna Martins.

Foi um dos momentos em que as atletas irradiaram sua simpatia, enquanto se exercitavam ao som de músicas como Beth - composição de Peter Criss, ex-baterista do Kiss -, Sweet Child O’Mine (Guns N’Roses), e de sucessos mais recentes, de Anitta e de outras referências musicais.

Bruna comandou também uma sequência de preparação física na barra, hora de as ginastas demonstrarem que estão cada vez mais afiadas na execução de movimentos do balé.

A parte da sessão que mostrou o trabalho com dificuldade corporal e os exercícios com aparelhos, que ficaram a cargo de Camila, deram uma noção do tipo de atividade que está por trás do impressionante domínio que as ginastas têm das maças.

Na sequência do evento, o treinador físico Rafael Jesus passou exercícios voltados ao desenvolvimento do sistema energético. Haja energia!

“É uma grande felicidade poder compartilhar nosso treino, mostrar o que estamos fazendo. Podem ter a certeza de que ainda tem muito mais pela frente!”, disse Bárbara Galvão.

“Queremos agradecer a todos os componentes de nossa equipe multidisciplinar, à CBG, ao COB, à CAIXA e ao Ministério da Cidadania. Por trás da apresentação das nossas ginastas, temos muitas pessoas trabalhando, dando o seu melhor, para que tudo isso aconteça. Tenho a certeza de que, mais para a frente, vamos colher os frutos de tudo o que vivenciamos”, acrescentou Camila Ferezin.

Leia também...
30.11.2020

Palestra da renomada coreógrafa Cláudia Borelli foi mediada por Kátia Lemos

30.11.2020

Membros das comissões disciplinares das duas entidades traçam planos para dar suporte às atletas da Ginástica Rítmica

28.11.2020

Ginasta brasiliense de 16 anos é convocada para passar uma semana no CT de Aracaju

27.11.2020

Estágio de treinamento vai municiar comissão técnica com indicadores e dados científicos