Da Redação, São Paulo (SP) - A Confederação Brasileira de Ginástica assinou um acordo com a UPAG (União Pan-Americana de Ginástica) com o objetivo de desenvolver a prática da Ginástica Acrobática. Como signatária do acordo, a CBG passa a ter acesso a um código de pontuação para iniciantes e a uma série de vídeos de rotinas obrigatórias e de conjuntos de habilidades.
“O Brasil, como já está um pouco mais avançado na Ginástica Acrobática em comparação com outros países da América do Sul, já tem seus regulamentos, montados por nós. O que a UPAG está oferecendo é o regulamento norte-americano para iniciação até o avançado. É muito importante, para os países que estão começando, ter um ponto de partida, o que não tivemos no Brasil, no início da nossa jornada. Nós criamos nossos regulamentos. Graças a esse convênio com a UPAG, teremos mais material para trabalhar. O principal benefício é: quanto maior o número de países envolvidos com a Ginástica Acrobática no nosso continente, maior será o crescimento de todos, graças à elevação do nível das competições Pan-Americanas”, diz Deise Garcia, Coordenadora Técnica de Ginástica Acrobática.
Deise acredita que os intercâmbios com os países mais próximos tenderão a ser mais proveitosos em decorrência dessa iniciativa. “Com a difusão dessas regras, poderemos viajar aos países vizinhos e todos estarão falando a mesma língua. Se os outros países também criassem regras, ficaria bastante complicada a perspectiva de crescimento da modalidade”.
Graças ao acesso ao material proveniente da UPAG, Deise vai sugerir que sejam acrescentados dois níveis ao processo de iniciação concebido para os novos praticantes no Brasil.
Brasileiras vão disputar a prova individual de trampolim
FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países
Conquista de duas medalhas de prata em Sófia comprova acerto do investimento na Seleção Brasileira Juvenil
Seleção Brasileira Juvenil de Conjunto é vice-campeã no All Around no Campeonato Mundial da categoria, na Bulgária