Da Redação, São Paulo (SP) - E o Programa de Integridade da Confederação Brasileira de Ginástica continua a todo o vapor. Nesta semana, a entidade ofereceu uma palestra especificamente voltada para os atletas e treinadores da Ginástica Artística Masculina. O conteúdo foi apresentado por Paulo Schmitt, um dos maiores especialistas em Direito Desportivo do País.
“A direção da CBG tem um compromisso sólido com o combate a qualquer forma de abuso, assédio e preconceito. Quanto mais reforçarmos a integridade, menor será a frequência da ocorrência de fraudes e violência”, diz o advogado.
Em pouco menos de uma hora de uma exposição sucinta, em linguagem acessível, Schmitt abordou diversos aspectos relacionados ao tema, e também incentivou a comunidade da ginástica a se informar constantemente sobre o assunto. Uma das dicas que repassou é a participação nos cursos de combate ao racismo e de combate ao assédio oferecidos pelo Instituto Olímpico Brasileiro, ligado ao Comitê Olímpico do Brasil. “São cursos muito bons, rápidos, e podem ser realizados a distância”, explicou.
Schmitt esclareceu também que o fortalecimento da integridade é uma questão fundamental para a própria sobrevivência do esporte. A integridade, ainda segundo ele, se assenta numa pirâmide cuja base é formada pela Educação, Fiscalização e Punição, tendo o Controle como vértice.
“As ações educacionais devem ser permanentes, duradouras. A gente vai fazer de tudo para que a comunidade da Ginástica se sinta segura. Caso alguém não se sinta, deve encaminhar sua denúncia. Construímos canais específicos para isso. É fundamental que todos saibam que essa denúncia pode ser anônima. O que importa mesmo é que ela seja feita”, disse Schmitt.
Como não poderia deixar de ser, mais uma vez Schmitt abordou o tema doping, inclusive trazendo alguns detalhes sobre o Código Brasileiro Antidopagem, que tem uma nova versão, em vigência desde janeiro deste ano – o tema será abordado com mais profundidade em futuras ações do Programa de Integridade da CBG.
Mais uma vez, Schmitt destacou a importância da denúncia que os atletas devem oferecer sempre que forem abordados por eventuais aliciadores.
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha
Mundial em perspectiva: público, performance e pódios que projetam a GR do Brasil.
Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística