Seleção de Ginástica Artística Masculina brilha em Controle Técnico

16.04.2021  |    770 visualizações

Ginastas que representam o Brasil no individual geral apresentaram suas provas nos seis aparelhos

Da Redação, São Paulo (SP) - O público que acompanha a ginástica pôde acompanhar, nesta sexta-feira (16), o segundo Controle Técnico. Trata-se de algo intermediário entre um treino e uma competição – os atletas foram avaliados por uma banca de arbitragem, que contou inclusive com árbitros estrangeiros. O evento foi transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico, da TV NSports, e pelo canal da CBG no YouTube.

Apresentaram-se os ginastas que competem no individual geral, ou seja: em todos os seis aparelhos. Trata-se de Caio Souza, Francisco Barretto, Leonardo Souza e Tomás Florêncio. O Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina, Marcos Goto, avalia que a performance dos ginastas foi muito boa.

“Eles até surpreenderam a gente, para ser sincero. Foram muito bem – prepararam-se como deviam e estiveram muito focados”, diz o treinador. “A Ginástica Brasileira está crescendo mesmo durante o momento em que estamos passando”, completou.

Goto destacou que a Seleção passa por um momento de avaliação. Em maio, haverá um novo camp, e as observações feitas pela comissão técnica vão subsidiar as decisões que determinarão quais serão os representantes do País no Campeonato Pan-Americano de junho, a ser realizado no Rio. O Brasil já classificou quatro atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e vai buscar uma quinta vaga no Pan.

“Com esta apresentação, a gente elevou ainda mais o nosso sarrafo. Tiro o meu chapéu para estes atletas. É um grupo que não nos dá trabalho, não nos dá complicações, muito bom para se trabalhar”, avalia Goto.

Diferente da primeira edição do Controle Técnico, realizada nos dias 10 e 11 do mês passado, em outro estágio da preparação, a atividade de ontem apresentou raras quedas. De maneira geral, o que se viu foi os ginastas realizando séries com nível de dificuldade mais elevado e uma ou outra pequena falha. Caio Souza, campeão do individual geral nos Jogos Pan-Americanos de Lima, acertou suas seis provas – errou apenas o segundo salto sobre a mesa, o que não seria computado numa disputa por equipes. Inspirado, o jovem Tomás Florêncio, de apenas 20 anos de idade, foi outro destaque, com execução muito segura de suas séries. Francisco Barretto, que já foi finalista olímpico na barra-fixa, saiu-se muito bem nesse aparelho, assim como Leonardo Souza, que fez excelente prova.

Leia também...
19.09.2025

Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito

14.09.2025

Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha

10.09.2025

Mundial em perspectiva: público, performance e pódios que projetam a GR do Brasil.

07.09.2025

Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística