Luciene Resende toma posse no Conselho da FIG

28.05.2022  |    418 visualizações

Márcia Aversani e Marco Bortoleto também ganharam assentos em Comitês Técnicos

Da Redação (SP) - O Conselho da Federação Internacional de Ginástica (FIG) esteve reunido na quinta e sexta-feira desta semana (26 e 27) em Dubrovnik, na Croácia. Foram tomadas importantes decisões na reunião. Trata-se do primeiro encontro presencial dessa importante esfera decisória da FIG desde 2019.

Na reunião do Conselho da FIG, a presidente da CBG, Luciene Resende, reeleita, tomou posse para exercer mais um mandato como membro. Outros dois brasileiros tomaram posse: Márcia Aversani, como membro do Comitê Técnico de Ginástica Rítmica, e Marco Antonio Coelho Bortoleto, que ganhou assento no Comitê Técnico da Ginástica Para Todos.

MUNDIAL DE GINÁSTICA ARTÍSTICA DE 2026

O Conselho oficializou que a Federação Real de Ginástica da Holanda receberá a incumbência de sediar a 54ª edição do Mundial de Ginástica Artística. O evento será realizado em Roterdã, de 17 a 25 de outubro de 2026, no Rotterdam Ahoy, o mesmo ginásio que recebeu a edição de 2010 do evento.

GYMNAESTRADA MUNDIAL DE 2027

O Conselho decidiu que a Federação Portuguesa vai receber a 18ª edição da Gymnaestrada Mundial. O evento será realizado em Lisboa, de 11 a 17 de julho de 2027.

REGULAMENTOS TÉCNICOS DE 2023

O Conselho aprovou todas as mudanças feitas nos regulamentos técnicos. Eles entrarão em vigor no dia 1º de janeiro de 2023.

QUESTÕES FINANCEIRAS

O Conselho aprovou as contas de 2021. O resultado líquido superou por larga margem a previsão orçamentária por motivos excepcionais, ligados principalmente ao cancelamento ou adiamento de eventos, devido à pandemia, e às receitas do ano anterior.

O Conselho também aprovou o orçamento revisado para 2022, que leva em consideração as decisões do Comitê Executivo nos últimos meses. O resultado líquido estimado no atual Plano Quadrienal (2021-2024) foi substancialmente elevado devido ao resultado líquido positivo de 2021.

O Conselho concordou em manter os valores das taxas de competição inalteradas.

FEDERAÇÕES AFILIADAS

O Conselho aprovou a afiliação provisória das seguintes Federações de Ginástica:

Chade

Comores

Mali

São Tomé e Príncipe

Tajiquistão

A admissão definitiva terá de ser ratificada pelo Congresso em outubro de 2022, em Sandefjord, na Noruega.

FEDERAÇÕES SUSPENSAS

Três federações afiliadas estão suspensas: Ilhas Maurício, Namíbia e Seychelles. O Conselho votou contra a possibilidade de expulsão de federações que poderiam perder seu status de federações afiliadas por deixarem de cumprir com suas obrigações financeiras por dois anos ou mais.

CONSELHO DE 2023

O Conselho decidiu que a próxima reunião do Conselho será organizada pela Federação Turca. Será realizada em Antália, em meados de maio do próximo ano.

 

Leia também...
19.09.2025

Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito

14.09.2025

Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha

10.09.2025

Mundial em perspectiva: público, performance e pódios que projetam a GR do Brasil.

07.09.2025

Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística