Seleção Brasileira de Conjunto de GR entra em ação em Atenas

16.03.2023  |    673 visualizações

Equipe estreia coreografia na série de cinco arcos e tem a chegada de Sofia Madeira

Da Redação (SP) - Quem estava ansioso para voltar a ver a Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica, uma das cinco maiores potências do planeta, já está em contagem regressiva. Neste final de semana (17 a 19), a equipe comandada pela treinadora Camila Ferezin entra em ação na etapa de Atenas da Copa do Mundo, em Palaio Faliro, que recebeu as competições de handebol e taekwondo dos Jogos Olímpicos de 2004.

Com todas as particularidades que envolvem um início de temporada em mente, Camila falou sobre as metas estabelecidas para a competição em Atenas. “O objetivo principal é alcançar as finais e conseguir mostrar as coreografias com o mínimo de falhas possível. Todo começo de temporada é muito mais difícil, porque nos propomos a apresentar coisas novas. Por esse motivo, a gente quer se manter na posição já alcançada, entre os melhores do mundo”.

A convocação apresenta uma novidade: Sofia Madeira se junta a Bárbara Galvão, Maria Eduarda Arakaki, Nicole Pircio e Victória Borges.

“Sofia é uma ginasta de nível técnico elevado. Ela já havia sido convocada para a Seleção desde quando finalizou a categoria juvenil, mas só esteve conosco a partir de 2022. Nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, ano passado, ela estava na equipe vencedora. Este foi o ano de trazê-la para o time principal e estamos apostando que ela vai se sair muito bem”.

Diante dessas novidades, a prioridade adotada pelo grupo é evitar erros. “A equipe sofreu algumas mudanças nas últimas semanas, o que atrasou o processo, então nossa prioridade foi conseguir a homogeneidade do time, já que, a cada ginasta nova que entra, sempre há modificações. Então estamos focando na limpeza e tentando executar as coreografias sem grandes falhas”.

A etapa de Atenas será marcada também pela estreia de uma coreografia para a série de cinco arcos – a bela série baseada na música “Fantasy on Ice” não será executada. “Teremos uma nova rotina para o arco, com uma música nova e impactante (I Wanna Dance With Somebody, com Whitney Houston). O misto segue com a mesma música (Smile, de Charles Chaplin), mas com mudanças em algumas partes da coreografia para buscarmos mais nota”, disse a treinadora.

Na disputa individual, a representante do Brasil será a promissora Geovanna Santos, ouro nas maças e na fita e prata no individual geral no Campeonato Pan-Americano do Rio, no ano passado.

 

Leia também...
20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa

18.07.2025

Conjunto lidera ao final do primeiro dia; Babi ocupa a quarta colocação no individual

18.07.2025

Evento no Rio de Janeiro será o maior Mundial da história em número de participantes, com 78 países, 111 ginastas individuais e 36 conjuntos confirmados.