Bahia e Rio inauguram unidades de Centros de Excelência Loterias Caixa da Ginástica

30.10.2023  |    126 visualizações

Grande interesse das crianças pelo esporte encontra conexão com oferecimento de oportunidades para iniciação

Da Redação (SP) - Aos poucos, o mapa que mostra a distribuição dos Centros de Excelência CAIXA Jovem Promessa da Ginástica atesta que o esporte que mais tem orgulhado o País neste ciclo olímpico está mais próximo de suas crianças mais carentes, justamente aquelas que mais necessitam de acesso à prática esportiva de qualidade e todo o potencial transformador proporcionado por ela.

Recentemente, a rede de CELCs foi encorpada com duas unidades novíssimas. Trata-se de projetos em Salvador e Rio de Janeiro.

A unidade baiana localiza-se no Largo de Roma. A iniciativa, lançada pela Federação Bahiana de Ginástica (FBG), proporcionará treinamento para 200 crianças.

Uma das finalidades do projeto é trabalhar o desenvolvimento das habilidades e técnicas básicas da Ginástica Artística para 200 crianças de 7 a 10 anos, gratuitamente. Dois profissionais e dois estagiários estão em ação, dando treinamento para sete turmas de até 15 alunos, duas vezes por semana.

O vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Ginástica (Consug), Ricardo Resende, avalia que o estado está definitivamente reinserido no cenário nacional da modalidade. “Nos últimos dois anos, a Bahia realizou o maior evento de Ginástica Artística deste país”, disse o dirigente, referindo-se ao Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA, em Lauro de Freitas. “Não tenho dúvida de que vão sair novas Rebecas Andrade e novas Daianes dos Santos. Acima de tudo, teremos aqui novos cidadãos”.

A presidente da FBG, Evelin Lobo, está projetando até um crescimento do número de atletas baianos nas competições nacionais num futuro não muito distante. “Os benefícios que serão proporcionados por esta iniciativa irão além do rendimento e dos resultados esportivos. Por todos os motivos, temos muito a agradecer por esta oportunidade. Trata-se de um marco histórico para a Ginástica da Bahia”.

Curiosamente, outra antiga capital do Brasil, o Rio de Janeiro, também recebeu uma unidade estralando de nova dos CELCs. O projeto funciona no interior da Arena Carioca 2, instalação construída para receber competições dos Jogos Olímpicos de 2016, evento marcante para os torcedores brasileiros da Ginástica Artística.

Larissa Salgado, presidente da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, celebra a oportunidade de aproximar a atividade esportiva de crianças cariocas. O CELC vai proporcionar atividades de Ginástica Artística e de GTR.

Como as inscrições foram abertas depois do grande show proporcionado por Rebeca Andrade, Flávia Saraiva e outros grandes talentos no Mundial da Antuérpia, cerca de 60 crianças compareceram para buscar vagas no projeto num único dia.

“Nós vibramos com esse interesse. Por todos esses motivos, como o desempenho espetacular de um talento como a Rebeca no Mundial, pela paixão que o brasileiro tem por esse esporte, sentimos que a Ginástica cresce e muito no Rio. Fala-se mais do esporte, ama-se mais o esporte. E o Centro de Excelência Loterias CAIXA chega para facilitar o encontro dessa criançada com esse esporte tão espetacular. É momento de celebrar todos esses acontecimentos e, sobretudo, de prosseguirmos trabalhando com muito empenho”, disse Larissa.

Leia também...
01.05.2024

1º de Maio

21.04.2024

Ginastas do Brasil emplacaram duas dobradinhas em Jesolo, na trave e no solo

20.04.2024

Caio Souza e Arthur Nory obtiveram pódio nas paralelas e na barra fixa, respectivamente

18.04.2024

Nory avança à final na barra fixa e se mantém no páreo pela vaga olímpica