CBG traz para o Brasil o Colloquium, evento de peso da GPT

29.01.2024  |    273 visualizações

Aracaju será a capital mundial da Ginástica Para Todos em março

Da Redação (SP) - Firmemente imbuída do propósito de contribuir para a disseminação e fortalecimento da Ginástica na América do Sul, a Confederação Brasileira de Ginástica anuncia que receberá a próxima edição do Colloquium. A capital mundial da GPT será Aracaju, no período de 20 a 22 de março. Trata-se de evento concebido para favorecer a colaboração e troca de ideias de países engajados na missão – entre outras - de tornar ainda mais brilhante a Gymnaestrada, principal evento da Ginástica Para Todos (GPT) no planeta.

É a primeira vez em que o evento virá para a América do Sul. A América do Norte recebeu o Colloquium em 2018, quando o Canadá se incumbiu da organização.

“Mais uma vez, o Brasil dá um passo à frente, exercendo seu papel de indutor da prática da Ginástica na região. Quem me conhece sabe que sou uma grande entusiasta da GPT, que tem na Gymnaestrada a celebração do nosso esporte em sua essência. Eu me comovo com o caráter democrático e aberto da Ginástica Para Todos. Como o próprio nome diz, trata-se de uma modalidade muito receptiva, aberta ao cidadão comum, a todos que amem o movimento, sem discriminação de idade ou de qualquer outro tipo”, diz Maria Luciene Cacho Resende, a presidente da CBG.

O Colloquium costuma envolver a participação de 30 a 40 países de todo o mundo. “A CBG vem se notabilizando por trazer eventos internacionais importantes. O Colloquium é um deles, e tem um papel fundamental. Ficamos muito felizes por aproximar os países da América do Sul da oportunidade de pensar, discutir e aprimorar a Ginástica”, diz Ricardo Resende, vice-presidente da União Pan-Americana de Ginástica (UPAG) e da Consugi (Confederação Sul-Americana de Ginástica).

Michele Carbinatto, Coordenadora de GPT da CBG, está empolgada com a realização do Colloquium. “São encontros que se propõem a colaborar para a formação e capacitação profissionais na Ginástica. A cada ano, o Colloquium se renova, com temáticas sempre contemporâneas e necessárias para o desenvolvimento do nosso esporte no mundo. Como o Brasil se destaca por suas pesquisas acadêmicas, criando laços entre a GPT e a ciência, teremos esse tema em discussão pela primeira vez. Posso assegurar que toda a comunidade está ansiosa por esse encontro”.

Leia também...
21.04.2024

Ginastas do Brasil emplacaram duas dobradinhas em Jesolo, na trave e no solo

20.04.2024

Caio Souza e Arthur Nory obtiveram pódio nas paralelas e na barra fixa, respectivamente

18.04.2024

Nory avança à final na barra fixa e se mantém no páreo pela vaga olímpica

17.04.2024

Yuri Guimarães, com chances matemáticas, vai à final no solo