Baku atrai atenção do Mundo da Ginástica Artística

06.03.2024  |    413 visualizações

Brasil tenta classificação via ranking da Copa do Mundo

Da Redação (SP) - A etapa de Baku da Copa do Mundo de Ginástica Artística, que começa nesta quinta-feira (7), é aguardada com ansiedade. Terceira entre quatro etapas que atribuem pontos para o ranking de qualificação olímpica por aparelhos, a competição no Azerbaijão vai aproximar alguns competidores da tão sonhada vaga para Paris e afastar outros tantos. A última etapa que oferece esses preciosos pontos será a de Doha, em abril.

Em Baku estarão em ação nada menos do que 250 ginastas, que representarão, ao todo, 69 países. O Brasil, que já classificou sua equipe feminina graças ao ótimo resultado no Mundial do ano passado, ainda tenta obter mais uma vaga olímpica no masculino. Diogo Soares tem vaga assegurada por ter feito excelente competição no Mundial da Antuérpia no individual geral, e o Brasil ainda pode designar mais um ginasta para preencher uma vaga conquistada pelo fato de o país ter ficado na 13ª posição na Bélgica.

Na disputa via ranking, as chances são maiores na barra fixa. Arthur Nory, graças à sexta colocação na etapa anterior, em Cottbus, na Alemanha, ocupa a quinta posição entre os que concorrem a vaga olímpica na barra fixa, somando 14 pontos no aparelho no qual já foi campeão mundial. Caio Souza, décimo colocado em Cottbus, está em 11º, com sete pontos. O generalista fluminense, no entanto, está enfrentando uma infecção respiratória, o que o impediu de treinar por dois dias. Seguindo as orientações médicas, ele está sendo cuidadosamente monitorado para garantir sua recuperação.

Os dois melhores atletas no ranking das quatro etapas, em cada aparelho, vão aos Jogos de Paris. Os ginastas que defendem países que já conquistaram vagas por equipes terão os resultados desconsiderados para fins de classificação olímpica.

Em Baku, o Brasil será representado pelos atletas que buscam classificação na Ginástica Artística Masculina e também por ginastas da Seleção Feminina, já no contexto da preparação para Paris. São elas Andreza Lima, Carolyne Pedro e Julia Soares.

Confira abaixo o ranking na barra fixa.

  

RANKING – CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA NA BARRA

1º) Tang Chia-Hung – Taiwan – 60

2º) Robert Tvorogal – Lituânia – 36

3º) Ahmed Elmaraghy  - Egito – 22

4º) Angel Barajas - Colômbia – 20

5º) ARTHUR NORY – BRASIL - 14

6º) Marios Georgiou (Chipre) – 12

7º) Tyson Bull (Austrália) e Ilias Georgiou (Chipre) – 10

9º) Sofus Heggemsnes (Noruega) e Kriztian Balazs (Hungria) – 8

11º) CAIO SOUZA – BRASIL – 7

Leia também...
03.07.2025

Brasileiras vão disputar a prova individual de trampolim

26.06.2025

FIG confirma a inscrição de 78 nações na competição; para se ter uma ideia, a edição anterior, Valência-2023, reuniu 62 países

22.06.2025

Conquista de duas medalhas de prata em Sófia comprova acerto do investimento na Seleção Brasileira Juvenil

21.06.2025

Seleção Brasileira Juvenil de Conjunto é vice-campeã no All Around no Campeonato Mundial da categoria, na Bulgária