Da Redação (SP) - Na última segunda-feira (22), a delegação brasileira viajou rumo a Varna. Naquela cidade, a terceira maior da Bulgária, às margens do mar Negro, os ginastas do Brasil participarão de uma das etapas da Copa do Mundo, já no início do ciclo olímpico que se estende até os Jogos de Los Angeles-2028. As qualificatórias começam às 4h de sábado, pelo horário de Brasília.
Alice Hellen, Camilla Lopes Gomes, Gabriel Sousa e Vinicius Celestino vão competir pelo Brasil, no Palácio de Cultura e Esportes.
A treinadora Tatiana Figueiredo falou a respeito da participação brasileira na competição. “Estamos no primeiro ano do novo ciclo olímpico, e nosso pensamento é a longo prazo. A gente está vindo de um ciclo anterior que foi fantástico. Na edição de Birmingham do Mundial, em 2023, tivemos Alice e Camilla na final. Anos atrás, nossa meta num Campeonato Mundial era alcançar uma semifinal. Diante disso tudo, podemos constatar que tivemos um crescimento extraordinário. Outra prova é que conseguimos classificar para a Olimpíada uma ginasta e um ginasta do Brasil, um feito inédito. Agora, neste ciclo, os principais objetivos estão traçados para 2027. É quando queremos ter nossos atletas nas condições ideais para disputer vagas nos Jogos de Los Angeles”.
Em Varna, boa parte do trabalho será de observação e estudo. “Queremos analisar as séries dos adversários, ver de que forma estão explorando as regras do novo código de pontuação. É um momento para avaliar e reavaliar composição das séries, de forma a poder realizar ajustes posteriormente”, complementa Tatiana.
De qualquer forma, o Brasil inicia o ciclo olímpico em outro patamar. “A Ginástica de Trampolim do Brasil já é vista com outro olhar. Hoje atletas como Alice, Camilla e Rayan Dutra, que competiu nos Jogos Olímpicos de Paris e quase foi finalista, são observados com respeito e admiração. Isso nos enche de confiança e de energia para prosseguirmos trabalhando com afinco”, acrescenta a treinadora.
O treinador Alexandro Rungue destaca a importância deste momento para os ginastas Gabriel Souza e Vicente Celestino.
“A oportunidade que estão recebendo, de participar de uma etapa da Copa do Mundo no início do ciclo olímpico, na qual vão poder competir com atletas de vários países, é muito benéfica, sobretudo porque isso faz parte da preparação para o Mundial de novembro”, afirma o treinador, referindo-se à 38ª edição do Mundial de Ginástica de Trampolim, que será realizado de 5 a 9 do mês 11, em Pamplona, na Espanha.
Rungue elencou também objetivos importantes, que deverão ser levados em conta em Varna. “Neste início de ciclo, é importante que a gente procure se adaptar às novas regras, e entender como a arbitragem vai trabalhar. O momento é também de acumular experiência, e para isso é determinante a participação em competições de alto nível, como as etapas da Copa do Mundo e o próprio Mundial”.
ETAPA DE VARNA DA COPA DO MUNDO DE GINÁSTICA DE TRAMPOLIM
Local de Competição: PALACE OF CULTURE AND SPORTS
Ginastas: Alice Gomes (Minas Tênis Clube), Camilla Gomes (Núcleo de Ginástica Olímpica Tatiana Figueiredo/RJ), Gabriel Souza (Minas Tênis Clube e Vinícius Celestino (Prefeitura Municipal de Contagem/MG)
Treinadores: Alexandro Runge e Tatiana Figueiredo
Programação – (horários de Brasília)
Sábado: 27 de setembro
4h – Qualificatórias – Trampolim Individual
11h – Qualificatórias – Trampolim Sincronizado
Domingo: 28 de setembro
10h-10h30 – Final – Trampolim Individual Feminino
10h30-11h – Final – Trampolim Individual Masculino
11h-11h30 – Final – Trampolim Sincronizado Feminino
11h30-12h – Final – Trampolim Sincrnizado Masculino
11h30-12h – Final – Trampolim Sincronizado Misto
12h30-13h – Cerimônia de premiação
Ginásio do Colégio Marista será palco de exibições de mais de 400 atletas de alto gabarito
Aclimatação para o Mundial de Jacarta será realizada em Doha
Mundial em perspectiva: público, performance e pódios que projetam a GR do Brasil.
Mais de 15 mil pessoas lotaram o ginásio para acompanhar a decisão do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística