Da Redação (SP) - Maria Clara Resende foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro Loterias CAIXA de Ginástica Rítmica Infantil e Pré-Infantil, que está sendo disputado em Londrina, no Paraná, e se estende até o próximo domingo (5).
A ginasta do Clube Jardins (SE) conquistou a medalha de ouro no individual geral no Pré-Infantil, ao somar 58.050 pontos. Natali Santana, colega de Maria Clara no Jardins, de Aracaju/SE, ficou com a prata (57.900). O bronze foi assegurado por Giovana Fernandes, do Santos Futebol Clube (57.100). A categoria Pré-Infantil é disputada por atletas que têm 10 ou 11 anos. Maria Clara e Natali nasceram em 2015; Giovana é de 2014. No total, 119 ginastas foram inscritas.
O Clube Jardins conquistou a medalha de ouro na competição por equipes ao somar 172.300 pontos. Maria Clara e Natali fazem parte da equipe do clube sergipano, bem como Alice Oliveira e Emanuella Castilho. A prata ficou com o CSC, de São Paulo (167.150). O pódio foi completado pelo GRM, de Minas Gerais (165.900).
Nesta sexta-feira, Maria Clara volta à quadra para disputar as finais de mãos livres e de bola. Maria Clara é filha da treinadora da Seleção Brasileira Adulta de Conjunto de GR, Camila Ferezin, e de Ricardo Resende, diretor-geral da Confederação Brasileira de Ginástica. Ambos acompanharam a conquista da jovem ginasta no Moringão, ginásio onde se disputa o Brasileiro.
Segundo Camila, a preparação de Maria Clara foi muito positiva. “Acredito muito no trabalho. Fizemos um planejamento de treinamento e competições que contribuíram para este primeiro grande resultado na carreira da Maria Clara. Ela competiu dentro do Estado, depois em Sófia, na Bulgária, participou da Copa em Vitória/ES e também em Maceió/AL para ganhar experiência e se preparar para o Campeonato Brasileiro.”
Desde bebê, Maria Clara frequenta o Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Conjunto em Aracaju. No começo, brincava de GR, mas, aos poucos, seu talento foi desabrochando. Depois de iniciar os treinos no Clube Jardins, com a treinadora Iracema Alves, ganhou consistência junto às suas companheiras de equipe.
Na visão de Camila, a GR, para Maria Clara, não deve deixar de ser um prazer nesta idade. “Ela está apenas começando. É o primeiro ano dela na categoria Pré-Infantil e este é o primeiro Campeonato Brasileiro da carreira dela. Neste momento, nosso objetivo principal é ensinar corretamente cada movimento preparatório para o futuro dela na GR. Acima de tudo, queremos que ela goste do processo, que ame a ginástica, que ame treinar. Isso é o mais importante neste momento: o desenvolvimento e a formação dela como atleta.”
Já existe um planejamento estruturado de longo prazo para Maria Clara. A tia, Camila Cristine, irmã de Camila, está incumbida da preparação física geral. Bruna Rosa, auxiliar técnica de Camila e professora de ballet da Seleção, é responsável pelo trabalho corporal e específico da GR. Cacaia também faz, duas vezes por semana, ballet clássico no “K Dance Studio”, com a professora Klely, além de fisioterapia na REAB e terapia com a psicóloga Claudia Canário.
Ginásio do Esporte Clube Pinheiros vai ser invadido por talentos jovens
Segundo treinadora Tatiana Figueiredo, ginastas brasileiras fizeram um bom treinamento de pódio nesta quinta-feira (2)
Ginasta do Clube Jardins, de Aracaju, conquistou o ouro no individual geral
Grandes nomes da GR do país vão participar da cerimônia de abertura