Pronta para o Campeonato Mundial, Seleção Juvenil Masculina de Handebol embarca rumo à Hungria

07.08.2013  |    8 visualizações

Equipe faz estreia contra a atual vice-campeã Espanha no domingo (11), às 4h30 (horário de Brasília)

Santo André (SP) - A Seleção Brasileira Juvenil Masculina de Handebol parte, nesta quinta-feira (8), para a Hungria, onde inicia no sábado (10) a disputa do Campeonato Mundial da categoria e terá, já no primeiro dia, um grande desafio. O Brasil faz parte do grupo C e enfrenta a Espanha, atual vice-campeã, na estreia, às 4h30 (horário de Brasília). O confronto será transmitido pelo site oficial da competição: www.handballhungary2013.com. A expectativa é de fazer uma boa campanha e melhorar bastante o último resultado do País, que foi o 11º lugar, em 2011, na Argentina.

Para isso, a equipe investiu pesado nos treinamentos nos últimos meses e contará com a experiência do ponta Cléber Antônio de Andrade, o central João Pedro Francisco da Silva e os armadores José Guilherme de Toledo e Leonardo Felipe Sampaio Santos, que acabaram de voltar do Mundial Júnior, na Bósnia e Herzegovina, onde o Brasil garantiu a melhor posição da história na categoria, o sexto lugar. A boa colocação na classe Júnior animou ainda mais os jogadores juvenis a buscarem também um resultado histórico.

O técnico Ivan Maziero, o Macarrão, afirma que a equipe se sente confiante e preparada, mesmo sabendo que terá um árduo caminho pela frente, diante de adversários muito fortes. "Nossa expectativa é das melhores. Vamos trabalhar duro para buscar uma boa posição, apesar da chave difícil, com adversários muito bons. Nessa categoria, não podemos nem indicar um oponente principal, pois as equipes são muito niveladas e todos os jogos devem ser bem equilibrados. Tenho certeza que vamos fazer o nosso melhor e podemos garantir um bom resultado."

Para ele, os treinamentos intensivos foram essenciais para deixar o grupo mais entrosado e confiante. "Nossa preparação, nesta última fase, foi muito boa com a chegada desses atletas que jogaram o Mundial Júnior. Treinamos intensamente para deixar a equipe pronta. Estamos também, desde domingo (11), acertando o fuso horário para não sentirmos tanto as cinco horas de diferença", contou Macarrão, lembrando que a equipe tem acordado por volta das 4h para fazer a adaptação.

Além da Espanha, o Brasil terá na primeira fase, jogos contra a Croácia, na segunda-feira (12), Angola, na terça-feira, a França, na quinta-feira e, por último, a Argentina, na sexta-feira. As oitavas de final serão disputadas no dia 18, seguidas pelas quartas de final no dia 20, as semifinais no dia 21 e a decisão do título no dia 23. Todos os jogos da fase classificatória da chave C serão disputados em Érd, cidade que fica nos arredores da capital Budapest, que receberá as finais.

Programação grupo C (horário de Brasília)

Sábado (10)
4h30 - Espanha x Brasil
6h45 - Croácia x França
9h - Argentina x Angola

Segunda-feira (12)
11h - Brasil x Croácia
13h15 - Angola x Espanha
15h30 - França x Argentina

Terça-feira (13)
9h - Brasil x Angola
11h15 - Croácia x Argentina
15h45 - Espanha x França

Quinta-feira (15)
9h - Croácia x Angola
11h15 - Argentina x Espanha
13h130 - Croácia x Brasil

Sexta-feira (16)
9h - Argentina x Brasil
11h15 - Espanha x Croácia
15h45 - Angola x França

Domingo (18)
Oitavas de final

Terça-feira (20)
Quartas de final

Quarta-feira (21)
Semifinais

Sexta-feira (23)
Finais

Seleção Brasileira Juvenil de Handebol

Goleiros - Pedro Salvini Barbosa da Fonseca (Esporte Clube Pinheiros/SP) e Rangel Luan da Rosa (Aceu/Univali/Famali/Balneário Camboriú/SC).

Pontas - Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taramã/Taubaté-SP) e Wendel Jesus Ferreira da Silva (Fortaleza Esporte Clube/IFCE-CE).

Armadores - Acácio Marques Moreira Filho (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Alecssader Antônio Santos (Metodista/São Bernardo/Besni-SP), Haniel Vinícius Inoue Langaro (Esporte Clube Pinheiros/SP), José Guilherme de Toledo (ACEU/Univali/Famali/Balneário Camboriú/SC), Leonardo Felipe Sampaio Santos (Esporte Clube Pinheiros/SP), Rogério Moraes Ferreira (Clube Português do Recife/Aeso-PE), Rudolph Hackbarth (ADI/Slici/FMEL Itajaí-SC) e Thiago Alves Ponciano (Unined/UEM/Maringá-PR).

Centrais - Gabriel Monteiro do Nascimento (Adi/Slici/Fmel/Itajaí-SC) e João Pedro Francisco da Silva (Esporte Clube Pinheiros/SP).

Pivôs - Felipe Venâncio Santaela (Espote Clube Pinheiros/SP) e Rodrigo Luiz Joench (AERC -Handebol de São José/SC).

Comissão técnica
Técnico: Ivan Maziero
Auxiliar técnico: Jordi Ribera
Preparador físico: Éder Cristiano Fripp de Almeida
Fisioterapeuta: Edmílson Balduino Ferreira Júnior
Supervisor: Archibald Scott Neto
Diretor de Seleções: Vítor Martinez
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba