CBHb organiza curso de arbitragem internacional no Acampamento Nacional

15.01.2014  |    12 visualizações

Jovens árbitros estão reunidos nas atividades em Blumenau (SC), com o objetivo de trabalhar a modalidade como um todo

Santo André (SP) - O handebol brasileiro vive um dos melhores momentos da história da modalidade no País e, mais do que nunca, não pode deixar de pensar no futuro. Prova disso são os Acampamentos Nacionais de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, que reúnem não somente atletas das categorias de base, como também jovens árbitros e uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de trabalhar a modalidade como um todo e torná-la ainda mais vencedora. Nesta edição do Acampamento, para atletas da categoria Juvenil Masculina, nascidos em 1996 e 1997, que segue até esta quinta-feira (16), no Sesi de Blumenau (SC), está sendo realizado o primeiro curso de arbitragem internacional dentro da programação para os jovens árbitros participantes, com a presença de Vicente Breto, representante da Federação Internacional de Handebol (IHF).

No total, cinco duplas participam das atividades: Adriano e Daniel (SP), Gleuber e Paulo (SE), Jefferson e Natal (PR), Tarsis e Dnaldo (AL) e Sandra e Juliana (PR). Eles fazem atividades físicas na parte da manhã e analisam as partidas do dia anterior, com auxilio de vídeos. A tarde é a parte prática, onde são observados pelo espanhol Vicente Breto, juntamente com Ésilo de Mello, diretor de árbitros da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), e Sálvio Sedrez, diretor de árbitros da Federação Panamericana. "Os jogos do Acampamento são apitados por árbitros que estão buscando um nível internacional e que já têm experiência. Isso faz com que sejam aplicadas as regras em sua plenitude, como são em partidas oficiais", contou Ésilo.

De acordo com o diretor de árbitros, essa ação mostra que o handebol está no caminho certo, já que está sendo trabalhado como um todo. "Com certeza, o crescimento da modalidade envolve todas as áreas. Se uma dessas não estiver acompanhando a evolução, no que diz respeito às tendências Mundiais, técnica e prática, juntamente com a aplicação das regras e recomendações, e se um desses segmentos estiver enfraquecido, automaticamente se reflete no todo. Agora somos campeões Mundiais e, consequentemente, a cobrança para os árbitros será maior. Por isso, devemos estar bem preparados para estarmos no mesmo nível que os jogadores", comentou.

A iniciativa para a realização desse curso foi da CBHb, após conversas entre os departamentos de arbitragem e técnicos, com o aval do presidente, Manoel Luiz Oliveira, que entendeu a necessidade. "Durante os Jogos Escolares da Juventude, em Belém (PA), em novembro do ano passado, tivemos a primeira etapa dessa atividade. Das oito duplas participantes, selecionamos cinco para esta segunda etapa. Dessas, sairão algumas que serão indicadas para o curso da IHF, o GRTP, que qualifica os árbitros a chegarem a categoria internacional", completou Ésilo.

O diretor de árbitros da CBHb ressaltou ainda a dedicação e o empenho de todos os envolvidos para que fosse possível a realização de mais uma ação de sucesso. "Eu gostaria de agradecer a CBHb, que está dando todo o suporte para que o curso seja realizado, a comissão, em especial ao Jordi Ribera (técnico da Seleção Masculina e um dos idealizadores dos Acampamentos), por oportunizar que esse trabalho fosse realizado, ao Vicente Breto, que está trabalhando conosco, ao Sálvio e também aos árbitros que, mesmo em um período de férias, estão buscando um aprimoramento nos conhecimentos e técnicas de arbitragem. Sem dúvida, isso faz com que cada vez mais tenhamos um bom desenvolvimento da arbitragem nacional, para podermos continuar representando bem o Brasil", finalizou Ésilo.

Após a edição Juvenil Masculina, que conta com 113 atletas participantes, será o Acampamento para o Cadete Masculino, ainda em janeiro. Em fevereiro, as atividades serão para o Juvenil Feminino, enquanto em maio, para o Cadete Feminino. Em 2013, foram três edições masculinas nas categorias Infantil, Cadete e Juvenil, e duas femininas, uma Cadete e uma Juvenil, somando mais de 600 jogadores que tiveram aulas práticas e teóricas para se desenvolverem cada vez mais no handebol. Este projeto com jovens talentos das categorias de base tem contribuído para o desenvolvimento da modalidade. Os Acampamentos são realizados pela CBHb, com o apoio do Ministério do Esporte.
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba