Programa de análise de vídeo ajuda no desempenho de atletas do Acampamento Nacional
30.01.2014
| 11 visualizações
Tecnologia do Dartfish permite que comissão técnica exponha as estatísticas para os participantes
Santo André (SP) - Desde setembro do ano passado, as Seleções Brasileiras de Handebol têm agregado ainda mais tecnologia à preparação para importantes campeonatos, incluindo o Mundial da Sérvia, em dezembro, quando a equipe feminina conquistou a inédita medalha de ouro. O uso do programa específico para a área esportiva Dartfish tem possibilitado fazer uma vídeo análise apurada e melhorar o desempenho dos atletas. Depois da experiência positiva com os jogadores de alto nível, a Confederação Brasileira de Handebol começou a empregar também a mesma tecnologia nos Acampamentos Nacionais de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, que estão sendo realizados em Blumenau (SC), desde o início deste mês, com mais de 200 atletas das categorias Juvenil e Cadete, vindos de várias partes do País.
O software foi passado às comissões técnicas das Seleções em um curso promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Ele está no Brasil desde 2009, mas já usado no exterior na preparação de atletas como Usain Bolt e pelo grupo da Michael Johnson Performance Center.
Nos acampamentos, ele já foi usado na categoria Juvenil e, agora, está sendo utilizado pela Cadete, que se reúne até o dia 30 de janeiro em Blumenau, conforme conta o supervisor da Seleção Adulta Masculina, Cássio Marques, que participou do curso do COB, assim como o assistente técnico Washington Nunes, o auxiliar da Seleção Júnior Masculina, Hélio Justino, e o assistente da Seleção Adulta Feminina, Alex Aprile.
"O Dartfish tem nos proporcionado uma economia de tempo muito boa na análise dos jogos. Com ele, conseguimos fazer de forma simultânea a análise de jogo e as estatísticas, facilitando muito o nosso trabalho, inclusive nos Acampamentos. O programa nos ajuda a demonstrar melhor aos participantes os detalhes das jogadas para que eles possam ser ainda melhores", explicou Cássio.