Brasileiros da Seleção Masculina se destacam em competições de handebol na Europa

25.02.2014  |    16 visualizações

Crescimento individual dos atletas ajudam a evolução do Brasil em competições internacionais

Santo André (SP) - Histórias de sucesso de brasileiros no handebol europeu já vem de muito tempo. A geração de Bruno Souza, Renato Tupan, Chana Masson, Idalina Mesquita, e vários outros, fez história e foi seguida como exemplo para quem veste a camisa da Seleção atualmente. O continente abriga um grande número de atletas nacionais hoje em dia. Depois de muitas integrantes da equipe feminina seguirem esse caminho, mais recentemente, um grande número de jogadores do time masculino também se fixou lá, principalmente na Espanha, para a disputa de campeonatos como a Liga Asobal e a Championship League, e têm mostrado o alto potencial do handebol brasileiro. 

O armador Thiagus Petrus é um bom exemplo disso. Desde 2012 faz parte do elenco do Club Balonmano Naturhouse La Rioja e, desde que chegou na Espanha, mostra uma grande evolução. "Foi o meu primeiro clube fora do Brasil. Na Época, tive a oportunidade de jogar com o Ales Silva, que estava há alguns anos na equipe. Sinto que meu desempenho melhorou desde então. Com a chance de jogar sempre em alto nível, cada dia vejo que tenho mais possibilidades de seguir crescendo em todos os aspectos, não só na área esportiva, mas também na vida pessoal. Me sinto mais maduro e tento melhorar em todos os aspectos, físico, tático, técnico e psicológico, para que isso se reflita no meu jogo ", destacou o mineiro de Juiz de Fora. 

A equipe de Thiagus, que agora conta também com o jovem Arthur Patrianova, está na terceira colocação da Liga Asobal e disputou a primeira fase da Championship League. "O aumento de brasileiros não só na Liga Espanhola como em outras ligas europeias é um fator determinante para a nossa evolução. Isso tende a trazer melhorias para os jogadores para a Seleção. As meninas seguiram esse caminho e chegaram onde estão hoje, formando uma Seleção cada dia mais competitiva. Espero que no masculino aconteça o mesmo. Hoje, temos um bom número de brasileiros com bom desempenho na Liga Asobal. Arthur Patrianova, meu companheiro de time já tem uma bagagem considerável e está melhorando e se destacando aos poucos. Outro exemplo é que Ales, Bombom, Tchê e Valadão estão ajudando o Guadalajara a fazer a melhor campanha da história da Liga", lembrou o atleta que é o segundo artilheiro de sua equipe na competição, com 

Uma das novidades na temporada espanhola, Guilherme Valadão tem, inclusive, chamado a atenção da imprensa local, que retrata o grande desenvolvimento do brasileiro no Balonmano Guadalajara. "Meu desempenho melhorou muito desde que cheguei aqui, em agosto do ano passado. Mas, também levo em consideração que quando estava no Brasil fiz três cirurgias no joelho no último um ano e meio. Agora, estou bem fisicamente e me sinto melhor depois da recuperação e pelos treinos e pelo forte campeonato."

Para ele, o equilíbrio da competição só faz com que os brasileiros ganhem mais experiência. "A Liga é muito boa para jogadores brasileiros que querem 'dar as caras' na Europa. Com a crise, o nível baixou um pouco, mas ainda é muito bom. Isso deixou tudo muito igualado entre os times, então, todos os jogos são decisivos. O campeonato está muito equilibrado" comentou. "O aumento de brasileiros por aqui, me parece uma coisa muito produtiva para a Seleção, pois além de melhorarmos técnica e taticamente, ainda aprendemos a jogar partidas disputadas até o último segundo e na mesma intensidade até o final. Isso tem se refletido visivelmente na Seleção. Sabemos 'jogar o jogo', administrar momentos ruins e aproveitar momentos bons."

Além de Thiagus, Patrianova, Ales e Valadão, muitos outros tęm conquistado bons resultados individuais, como o goleiro César 'Bombom', também do Guadalajara, que possui atualmente 40,1% de aproveitamento nas defesas, já em sua primeira temporada na Europa. O Brasil conta ainda com Alexandro Pozzer, o Tchê, Leonardo Domenech, Oswaldo Maestro Gumarães, Jonny Medina, João Pedro da Silva e Matheus Perrela na Espanha, Felipe Borges, Franklin Bezerra e Raul Nantes na França, Alencar Rossini na Hungria e Wellington 'Tuiuiú' na Romênia, entre outros. 

Esta semana, a Seleção Masculina de Handebol está reunida para uma fase de treinamento, que antecede a disputa dos Jogos Sul-Americanos. O elenco conta com apenas dois atletas que atuam na Europa, Guilherme Valadão e Arthur Patrianova. Os outros terão que cumprir compromissos com seus clubes e, por isso, não poderão fazer parte do grupo desta vez.
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba