Seleção Masculina de Handebol busca vaga na final dos Jogos Sul-Americanos

13.03.2014  |    11 visualizações

Adversários na semifinal serão os donos da casa, nesta sexta-feira (14), às 19h (horário de Brasília)

Viña del Mar (CHL) - A disputa do handebol masculino nos Jogos Sul-Americanos do Chile começa a ganhar um tom mais emocionante, a partir desta sexta-feira (14). Isto porque a competição parte para a fase semifinal, com as quatro melhores equipes da primeira fase. O Brasil é um dos classificados, com a melhor campanha do grupo B, somando seis pontos em três vitórias, e agora enfrenta o Chile, segundo colocado da chave A. O outro cruzamento ficou entre Argentina, líder do grupo A e Uruguai, segundo do B. Os brasileiros entram em quadra às 19h (horário de Brasília), no Gimnasio Polidortivo de Viña del Mar, enquanto Argentina e Uruguai jogam às 17h. 

Nas partida anteriores, a atuação da equipe verde e amarela foi excelente, não só pelos placares bastante elásticos, mas também pelo domínio de jogo e concentração de todos os atletas. É desta forma que o técnico Jordi Ribera espera contar com o grupo contra o Chile, que será o oponente mais difícil até aqui. 

Para o espanhol, a fase semifinal irá exigir muita concentração e preparação do Brasil. "Analisando os outros participantes, o Chile é uma equipe que vem crescendo ao longo dos anos e que irá tentar fazer as coisas bem difíceis na semifinal. A Argentina, que provavelmente passará para a final, como sempre está bastante equilibrada com o Brasil. Mas temos primeiro que pensar no Chile e fazer uma boa partida", apontou Jordi. 

O central Henrique Teixeira diz que esse é um grande momento para o Brasil e que a equipe está bem preparada, mesmo esperando um duelo mais equilibrado. "Estamos treinando forte de olho nesse jogo. O Chile é uma equipe bem estruturada, tanto no ataque quanto na defesa e está em casa. O fato da torcida estar presente apoiando os ajuda muito. Eles têm um ótimo pivô também. Treinamos hoje focados nisso e esperamos uma partida muito forte. Tentamos corrigir algumas falhas que tivemos na defesa e agora não podem acontecer, mas estamos bem preparados. Nossa cabeça está bem, o grupo está bem e acho que vamos fazer um bom jogo", ressaltou. 

A equipe nacional é a atual campeã dos Jogos Sul-Americanos. Na edição de 2010, em Medellín, na Colômbia, derrotou a Argentina na final.  

Tabela Masculino
(horário de Brasília)

Sábado (8)
Brasil 36 x 19 Venezuela
Uruguai 29 x 20 Paraguai
Argentina 26 x 24 Chile

Segunda-feira (10)
Venezuela 30 x 17 Paraguai
Uruguai 19 x 37 Brasil
Chile 31 x 23 Colômbia

Quarta-feira (12)
Brasil 41 x 14 Paraguai
Colômbia 15 x 39 Argentina
Venezuela 18 x 20 Uruguai

Sexta-feira (14)
15h - Colômbia x Paraguai (definição de posições)
17h - Argentina x Uruguai - semifinal
19h - Chile x Brasil - semifinal 

Domingo (16)
15h - 3° grupo B x 3° grupo A
17h - disputa do bronze
19h - disputa do ouro

Tabela - Feminino
(horário de Brasília) 

Sexta-feira (7)
Paraguai 17 x 26 Argentina
Chile 27 x 33 Uruguai

Domingo (9)
Uruguai 24 x 32 Paraguai
Chile 22 x 36 Brasil

Terça-feira (11)
Argentina 25 x 15 Uruguai
Brasil 35 x 8 Paraguai

Quinta-feira (13)
17h - Argentina x Brasil 
19h - Paraguai x Chile

Sábado (15)
17h - Uruguai x Brasil
19h Chile x Argentina

Seleção Feminina de Handebol

Goleiras - Bárbara Arenhart (Hypo Nö-Áustria) e Jéssica Oliveira (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC).

Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (Supergasbras/UNC/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França). 

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP), Francielle Gomes da Rocha (Hypo Nö-Áustria) e Mayara Fier de Moura (Blumenau/FURB-SC). 

Pontas - Alexandra Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Célia Janete da Costa Coppi (Metodista/São Bernardo-SP), Fernanda França (Hypo Nö-Áustria) e Samira Pereira da Silva Rocha (Mios Biganos Handball-França). 

Pivôs - Elaine Gomes Barbosa (Assoc. Cult. e Esp. Força Atlética-GO), Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria) e Regiane dos Santos Silva (Metodista/São Bernardo-SP). 

Seleção Masculina

Goleiros: Luiz Ricardo Milles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Maik Ferreira dos Santos (TCC/Unitau/Fecomerciarios/Tarumã-Taubaté).

Armadores: Arthur Malburg Patrianova (Naturhouse La Rioja-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (Assoc. Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e José Guilherme de Toledo (ACEU/Univali/FMEBC-SC). 

Centrais: André Vinícius Mendes Silva (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté) e Thiago Roberto Torres dos Santos (São José dos Campos-SP). 

Pontas: Arthur Medeiros Ataliba de Sousa (EC Pinheiros-SP), Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté), Fábio Rocha Chiuffa (Metodista/São Bernardo-SP) e Wesley de Freitas (TCC/Unitau/Fecomerciários/Tarumã-Taubaté). 

Pivôs: Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).

Comissão técnica
Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Supervisor: Cássio Marques
Fisioterapeuta: Gustavo Barbosa
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba