Paraguai conquista o vice-campeonato do Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol

26.04.2014  |    27 visualizações

Equipe derrotou a Argentina, que terminou com a medalha de bronze

Fortaleza (CE) - O Paraguai conquistou o vice-campeonato Pan-Americano Juvenil Feminino de Handebol, com uma vitória bastante convincente contra a Argentina, neste sábado (26), durante a última rodada da competição, disputada durante toda esta semana no Ginásio da Unifor, em Fortaleza (CE). Quando o apito final soou, o placar marcava 24 a 20 (10 a 8 no primeiro tempo). As argentinas ficaram com a medalha de bronze. Assim como o Brasil, os dois Países conquistaram vagas para o Mundial da categoria, em julho, na Macedônia.

Ainda hoje, o Brasil, que já conquistou o título antecipadamente, enfrenta o Uruguai, que também já está definindo na quarta colocação.

Tanto Paraguai quanto Argentina iniciaram muito bem a partida que valia amealha de prata. As paraguaias mostraram o mesmo jogo organizado das rodadas anteriores e estiveram muito fortes tanto na defesa quanto no ataque preciso. As argentinas, mais altas, conseguiram bloquear algumas bolas e contra-atacar, até passar à frente algumas vezes. Porém, nos últimos 15 minutos, as paraguaias abriram uma diferença de três gols e conseguiram administrar bem até o final.

O técnico do Paraguai, César Diosnel, comemorou muito a evolução da equipe e a chance de estar no Mundial. "Para nós foi uma conquista muito importante. Ganhamos de uma grande equipe do Continente e estamos muito felizes e orgulhosos deste grupo. Não tenho palavras para expressar a nossa felicidade. Ganhamos a oportunidade de participar de um evento grande. Vamos seguir com o nosso processo de aprendizagem. Essas meninas são muito jovens. Vamos tentar fortalecer um pouco mais o grupo e chegar lá com um bom nível para seguir aprendendo e conquistando coisas."

Gols do Paraguai: Delyne (6), Sabrina (4), Fátima (4), Gianina (2), Jessica (2), Maria Fernandez (2), Carolina (1) e Fernanda (1). Gols da Argentina: Micaela (6), Camila Bonazola (6), Rosário (1), Mayra (1), Lila (1), Macarena (1), Sofia (1), Giuliana (1) e Belén (1).

A partida entre Chile e Canadá era muito importante para as duas equipes, pois definiria o quinto colocado. Por isso, as duas equipes entraram em quadra com muita vontade. Ambas cometeram alguns erros que impediram o placar de avançar muito, mas pouco a pouco, o Chile conseguiu se sair melhor. As canadenses lutaram até o fim, mas não conseguiram alcançar mais a vantagem no placar. Está foi a única vitória das chilenas na competição, enquanto o Canadá não pontuou nenhuma vez.

"Tínhamos expectativas mais altas. Os dois primeiros jogos foram muito difíceis e Brasil e Argentina são potências. Perder no início, nos complicou até o final. No Chile não temos muitas competições, e fica complicado para nós. Precisamos de mais experiência de jogo. Precisamos trabalhar para ter mais partidas internacionais. Vamos tentar focar dessa forma para o futuro", avaliou o técnico do rechine, Felipe Caliri.

Gols do Chile: Daniela (7), Belén (6), Francisca (5), Maura (2), Gabriela (2), Javiera Guzman (2), Rocio (1), Javiera Anacona (1) e Macarena (1). Gols do Canadá: Lyna (7), Sabrina (4), Jeanne (2), Laurie-Anne (2), Rosalie (2), Valerie (2) e Catherine (1).

Tabela

Terça-feira (22)
Uruguai 32 x 19 Chile
Canadá 11 x 34 Paraguai
Brasil 32 x 31 Argentina

Quarta-feira (23)
Argentina 26 x 18 Uruguai
Chile 18 x 27 Paraguai
Brasil 36 x 8 Canadá

Quinta-feira (24)
Uruguai 20 x 30 Paraguai
Argentina 41 x 17 Canadá
17h30 - Brasil x Chile

Sexta-feira (25)
Uruguai 37 x 19 Canadá
Chile 20 x 28 Argentina
Brasil 26 x 24 Paraguai

Sábado (26)
Canadá 20 x 27 Chile
Paraguai 24 x 20 Argentina
20h - Brasil x Uruguai
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba