Ginastas entram em reta final de preparação para Jogos Olímpicos da Juventude
08.08.2014
| 25 visualizações
-
Lucas Cardoso
Ricardo Bufolin/CBG
-
Flávia Saraiva
Ricardo Bufolin/CBG
-
Mayra Siñeriz
Ricardo Bufolin/CBG
Lucas Cardoso e Flávia Saraiva, da Artística, e Mayra Siñeriz, da Rítmica, estarão na competição em Nanquim, na China
Vitória (ES) - A Ginástica será uma das modalidades presentes na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, que será realizado de quinta-feira (14) até o dia 27 de agosto, em Nanquim, na China. Pela Artística, os participantes serão Lucas Cardoso e Flávia Saraiva, para as provas que serão de domingo (17) até o dia 23. Já pela Rítmica, a representante será Mayra Siñeriz, com disputas nos dias 26 e 27.
Como forma de preparação final, Lucas e Flávia estão em Tóquio desde a última quarta-feira (6), juntamente com atletas de outras modalidades, para o período de aclimatação. Além da dupla, Rebeca Andrade, outra jovem e talentosa ginasta brasileira, também está na cidade asiática participando dos treinamentos. Já Mayra seguiu em preparação no Brasil antes de partir para a China, na noite desta segunda-feira (11).
Os três jovens talentos têm conquistado bons resultados em competições nacionais e internacionais em que participam, como Campeonatos Brasileiros e Sul-Americanos. De acordo com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, a participação na competição proporcionará aos ginastas uma experiência única.
"Esse é o evento mais importante para os atletas dessa faixa etária - 15 a 18 anos. Lá, eles irão vivenciar o clima dos Jogos Olímpicos, o que, com certeza, contribuirá na preparação deles visando a edição de 2016, no Rio de Janeiro, quando estiverem na categoria adulta. Os ginastas são talentosos e têm tudo para representar bem o Brasil", enumerou a presidente.
Pela Artística, estão na disputa 84 ginastas, de 59 países, que buscam as medalhas do Individual Geral e por aparelhos. No caso da Rítmica, são 48 atletas, de 19 países, que buscam o título de campeã do Individual Geral.
Ginástica Brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014 - O Brasil conquistou vaga na competição, no caso da Artística, por ter sido um dos primeiros colocados no Campeonato Pan-Americano Juvenil, realizado em Aracaju (SE), em março deste ano. Pela Rítmica, Mayra foi uma das três melhores do Individual Geral do Pan-Americano Juvenil, nos Estados Unidos, em maio.
Na primeira edição da competição, realizada em Cingapura, em 2010, Arthur Nory Mariano, atualmente na Seleção Adulta de Artística, foi o quarto melhor no salto e o 21° no Individual Geral. Ainda pela Artística, Harumi de Freitas foi a quinta na trave, a sexta no salto e a 11ª no Individual Geral. Pelo Trampolim, Daienne Lima foi a oitava colocada no Trampolim Individual.
Programação
(Horário de Brasília)
Ginástica Artística
Domingo (17)
2h30: Qualificação GAM
8h: Qualificação GAM
Segunda-feira (18)
0h: Qualificação GAF
3h30: Qualificação GAF
8h: Qualificação GAF
Terça-feira (19)
8h: Final Individual Geral GAM
Quarta-feira (20)
8h: Final Individual Geral GAF
Sábado (23)
8h: Final solo GAM
8h25: Final salto GAF
9h15: Final cavalo com alças GAM
9h40: Final barras assimétricas GAF
10h05: Final argolas GAM
Domingo (24)
8h: Final salto GAM
8h25: Final trave GAF
9h15: Final paralelas GAM
9h40: Final solo GAF
10h10: Final barra fixa GAM
Ginástica Rítmica
Terça-feira (26)
0h: Qualificatória Individual Geral
Quarta-feira (27)
2h30: Final Individual Geral