Vitória (ES) recebe atletas de cinco países para Meeting de Ginástica Rítmica

13.08.2014  |    28 visualizações

Brasil, Chile, Espanha, Portugal e Rússia participam da competição que será no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão

Vitória (ES) - Importantes nomes da Ginástica Rítmica Mundial estarão em Vitória (ES) para o IV Meeting da modalidade. A competição vai reunir as Seleções do Brasil, Chile, Espanha, Portugal e Rússia, no Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, e terá entrada gratuita. O evento internacional encerra a programação das atividades da modalidade na capital capixaba, que foi sede também do Campeonato Brasileiro, da Copa Brasil de Conjuntos e da III Etapa Caixa, na semana passada.

As ginastas chegam a Vitória (ES) nesta quarta-feira (13) e quinta-feira (14) e se juntam a Seleção Brasileira de Conjunto, que está no Espírito Santo desde a última semana, já que fez apresentações especiais no Brasileiro. A primeira equipe a desembarcar na cidade foi a do Chile, hoje à tarde. Portugal chega ainda hoje, às 22h15 (Tam, voo 3128), enquanto amanhã, Espanha (Gol, voo 1341, às 8h45) e Rússia (Tam, voo 3362, às 10h25).

Os treinamentos oficiais começam nesta quinta-feira (14). Na sexta-feira (15), serão os treinos de pódio. No sábado (16) e no domingo (17), as provas. No último dia, a competição será transmitida, ao vivo, no programa Esporte Espetacular, da TV Globo.

O Brasil será representado pelas Seleções Individual e de Conjunto. No Individual, participam Andressa Jardim, do Grêmio Náutico União (RS), Angélica Kvieczynski, da Associação Esportiva e Recreativa Sadia (PR), Emanuelle Lima, do Clube Ítalo Brasileiro/COES (ES), e Natália Gáudio, da Escola de Campeãs/COES (ES). No Conjunto, as participantes são Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Isadora Magalhães e Mayra Gmach. Drielly Daltoé, convidada pela comissão técnica para compor a equipe, fará uma apresentação especial de gala com as meninas. "Não vejo a hora de entrar no tablado com o Conjunto", comentou a capixaba Drielly.

A mais nova das brasileiras, Andressa Jardim, de 15 anos, contou que estar entre as convocadas é motivo de muita alegria. "É algo novo para mim, porque subi para o adulto este ano e será a primeira vez que represento o Brasil em casa. Estou confiante que farei uma boa competição", contou.

Já a experiente Natália Gáudio, de 21 anos, aposta em um campeonato difícil. "O nível costuma ser alto, porque terão ginastas muito boas. Isso é ótimo, porque assim poderemos testar e ver como seremos avaliadas pelos árbitros. É importante que a gente se prepare bem e veja como devemos estar no Mundial", disse, fazendo referência à competição que será em setembro, na Turquia.

O Meeting de Ginástica Rítmica é um evento criado pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e que faz parte do calendário oficial da Federação Internacional de Ginástica (FIG). A primeira edição foi realizada em 2010, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Vitória (ES) recebeu a competição nos anos seguintes: em 2011, 2012 e, agora, em 2014.

Lista de participantes

Brasil

Seleção Individual: Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski, Emanuelle Lima e Natália Gáudio
Técnica: Anita Klemann

Seleção de Conjunto: Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Machado, Gabrielle Silva, Isadora Magalhães e Mayra Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Coreógrafa: Bruna Martins

Chefe de delegação: Cristina Vital
Árbitras: Célia Santos, Gizela Batista, Maria da Conceição Costa e Monika Queiroz

Chile

Seleção Individual: Ignacia Baeza, Sofia Aguirre e Valeska Gonzalez
Técnica: Katerina Ivanova
Chefe de delegação: Jorge Castro
Árbitra: Zulema Monroy

Espanha

Seleção Individual: Natália Garcia
Técnica: Sara Martinez

Seleção de Conjunto: Alejandra Flores, Artemi Castro, Elena Benaches, Lourdes de Mora e Sandra Navarro
Técnica: Anna Baranova

Chefe de delegação: Anna Baranova
Árbitra: Maria Rico

Portugal

Seleção Individual: Maria Canilhas
Chefe de delegação: Ana Lúcia Ferreira

Rússia

Seleção Individual: Aleksandra Soldatova

Seleção de Conjunto: Aleksandra Semenova, Anastasia Makisimova, Anastasia Tatareva, Daria Avtonomova, Diana Borisova e Maria Tolkacheva
Técnica: Tatiana Sargaeva

Chefe de delegação: Tatiana Sergaeva
Árbitra: Natalyia Orlova

Serviço
IV Meeting de Ginástica Rítmica
Data: 15 a 17 de agosto
Local: Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, localizado na Rua Dário Lourenço de Souza, S/N, Bairro Mário Cypreste, Vitória (ES)
Entrada gratuita
Leia também...
15.08.2025

Evento inédito na América do Sul reunirá mais de 650 participantes de 78 países, com transmissões para mais de 70 nações.

15.08.2025

O governador Cláudio Castro, a Confederação Brasileira de Ginástica e o Comitê Organizador Local convidam para o lançamento oficial do 41º Mundial de Ginástica Rítmica no Palácio das Laranjeiras

05.08.2025

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica - Conjunto

30.07.2025

Bárbara Domingos, a Babi, e Geovanna Santos, a Jojô, serão as titulares