Mayra Siñeriz é esperança de medalha na Ginástica Rítmica nos Jogos Olímpicos da Juventude

24.08.2014  |    23 visualizações

Ginasta de 15 anos estreia na competição em Nanquim, na China, nesta terça-feira (26)

Santo André (SP) - Chegou a hora de Mayra Siñeriz fazer a estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. A atleta é a representante brasileira na Ginástica Rítmica e faz as qualificatórias na madrugada de segunda (25) para terça-feira (26), às 0h (horário de Brasília). A competição é a principal desta categoria e será uma prévia do que os atletas vão encontrar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, quando forem adultos.

A capixaba de 15 anos está na China desde o dia 13 de agosto. Bastante focada em busca de medalha, Mayra conta que fazer parte da competição é a realização de um desejo antigo. "Esse era um dos meus sonhos e se tornou realidade. Sempre quis representar o Brasil em campeonatos importantes, principalmente em Jogos Olímpicos, e já consegui estar aqui", afirmou.

A ginasta disse estar confiante e que os treinamentos que têm feito no país asiático estão ajudando na preparação. "As atividades aqui estão sendo muito boas. Estou treinando ao lado de meninas de outros países e acredito que isso ‘quebra um pouco o gelo’ para a hora em que formos entrar no tablado e competir", contou a jovem, que sonha fazer parte da equipe que vai disputar os Jogos Olímpicos Rio 2016. "Uma medalha aqui vai me ajudar a conseguir isso", completou.

A técnica Dayane Camillo está acompanhando Mayra na China e conta que os treinos da atleta têm sido fortes em busca do objetivo de estar 100% preparada e subir ao pódio. "Desde que chegamos na China a Mayra teve apenas duas folgas, porque temos treinado todos os dias. Acredito que essa preparação aqui foi de grande importância e essencial tanto para ela quanto para mim, já que corrigimos alguns detalhes nas coreografias para competir bem e também para nos adaptarmos ao fuso horário", disse.

Segundo Dayane, a competição terá um nível altíssimo e países como Bielorrússia, Bulgária, Rússia e Ucrânia prometem dar trabalho. "Essa categoria juvenil está forte. A Mayra vem treinando muito e está focada nos quatro aparelhos, mas o que ela mais gosta é a bola", destacou.

Nesta terça-feira (26), as ginastas participam das qualificatórias, que serão das 0h às 4h30 (horário de Brasília). No dia seguinte, das 2h30 às 4h, serão as finais.

Antes da Ginástica Rítmica, entraram em ação os ginastas Lucas Cardoso e Flávia Saraiva pela Artística. Lucas não garantiu vaga nas finais. Já Flávia foi a segunda colocada no Individual Geral, na quarta-feira (20). Nas finais por aparelhos, a ginasta de 14 anos foi medalhista de prata na trave e ouro no solo, neste domingo (24).

Programação
(Horário de Brasília)

Terça-feira (26)
0h às 4h30: Qualificatórias

Quarta-feira (27)
2h30 às 4h: Finais
Leia também...
05.08.2025

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica - Conjunto

30.07.2025

Bárbara Domingos, a Babi, e Geovanna Santos, a Jojô, serão as titulares

20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa