Ginástica Artística busca vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto

27.08.2014  |    22 visualizações

Seleção Feminina e Masculina competem no Pan-Americano de Mississauga a partir de sexta-feira (29)

Santo André (SP) - Chegou a vez da Ginástica Artística entrar em cena no Campeonato Pan-Americano de Mississauga, no Canadá. A partir desta sexta-feira (29), as Seleções Masculina e Feminina irão em busca de medalhas por equipe, no individual geral e por aparelhos, além da vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015. Nesta quarta-feira (27) será realizado o treinamento de pódio masculino e na quinta-feira (28) o feminino. Na sexta, o masculino faz a competição por equipes e individual geral, e o feminino no sábado. Domingo e segunda-feira serão as decisões por aparelhos.

As duas Seleções já estão no Canadá prontas para o início da competição. O feminino viajou no dia 10 e fez a última fase de treinamento no local do evento, o Hershey Centre. O masculino embarcou no último domingo, depois de fazer a preparação final em São Caetano (SP). O Pan-Americano tem importância redobrada, pois classifica para os Jogos Pan-Americanos do próximo ano. As sete melhores equipes de cada modalidade garantem vaga. Caso o País não se classifique por equipe, os melhores ginastas também ganham a chance de participar. Nesse caso, serão mais 15 vagas.

A equipe masculina será composta por Arthur Zanetti, Caio Souza, Diego Hypolito, Francisco Barretto, Lucas Bitencourt e Sérgio Sasaki. Pétrix Barbosa completa a lista como reserva. Eles estarão acompanhados pelos técnicos Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto, Renato Araújo e pelo chefe de equipe Vladimir Vatkin.

Os atletas e comissão técnica querem utilizar o Pan-Americano também como preparação para o Mundial. "Esse Pan-Americano é muito importante por ser classificatório para os Jogos Pan-Americanos do ano que vem, e também para podermos analisar a equipe, ver as nossas notas para termos uma ideia de como vamos nos sair no Mundial, que é o grande objetivo do ano", destacou Arthur Zanetti, que no Mundial da China, em outubro, irá defender o título nas argolas, conquistado no ano passado na Bélgica.

Zanetti ressaltou a troca de experiência entre os ginastas durante a fase preparatória. "Tivemos um período de treinos muito bom. Com os atletas da Seleção juntos, conseguimos ver o que o outro está fazendo. Assim, vamos procurando nos aperfeiçoar e fazer igual ou melhor. É uma disputa saudável e sabemos que esse é um fator importante para a ginástica brasileira chegar nesse nível tão alto. Cada um ajuda o outro, dá motivação e até mesmo desafia o companheiro para que estejamos cada vez melhores."

No feminino o Brasil terá Daniele Hypolito, Isabelle Cruz, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa, Maria Cecília Cruz, Mariana Oliveira e Mariana Valentim. Os técnicos são Iryna Ilyasenko, Oleg Ostapenko e Ricardo Pereira. O chefe de delegação é Alexander Alexandrov.

Ricardo Pereira conta que a equipe está bastante motivada para o próximo compromisso, mas sabe que a concorrência será grande. "Estamos bem preparados. Vamos fazer nosso melhor, mas há equipes muito boas aqui, então temos que competir bem. Temos chance de subir ao pódio, mas só na competição veremos o real nível das seleções."

O País conta também com os árbitros Ricardo Yokoyama e Rodrigo Caron pela Ginástica Artística Masculina e Catarina dos Santos e Valéria Lakerbai pela Feminina. Os fisioterapeutas são Maria Eugênia Ortiz, Raphael Silva e Júlio César Mattos e a médica é Ana Carolina Corte.

Programação

Quarta-feira (27)
Treinamento de pódio GAM

Quinta-feira (28)
Treinamento de pódio GAF

Sexta-feira (29)
11h às 20h42 - Competição GAM (equipes e Individual Geral)
Cerimônia de premiação

Sábado (30)
11h às 21h35 - Competição GAF (equipes e Individual Geral)
Cerimônia de premiação

Domingo (31)
15h30 - Final solo GAM
16h - Final salto GAF
16h30 - Premiação
16h50 - Final cavalo com alças GAM
17h20 - Final barras assimétricas GAF
17h50 - Final argolas GAM
18h20 - Premiação

Segunda-feira (1º)
15h30 - Final salto GAM
16h - Final trave GAF
16h30 - Premiação
16h50 - Final barras paralelas GAM
17h20 - Final solo GAF
17h50 - Final barra fixa GAM
18h20 - Premiação
Leia também...
05.08.2025

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica - Conjunto

30.07.2025

Bárbara Domingos, a Babi, e Geovanna Santos, a Jojô, serão as titulares

20.07.2025

Conjunto brasileiro deixa a cidade italiana com duas medalhas

19.07.2025

Depois do ouro na World Challenge Cup de Portimão, GR verde-amarela brilha ainda mais na etapa de Milão da Copa