Seleções de Ginástica Rítmica chegam à Bulgária para última etapa de treinamentos antes do Mundial
11.09.2014
| 32 visualizações
-
Delegação brasileira na chegada a Sofia
Divugação
-
Andressa Jardim
Ricardo Bufolin/CBG
-
Angélica Kvieczynski
Ricardo Bufolin/CBG
-
Natália Gáudio
Ricardo Bufolin/CBG
-
Seleção de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ricardo Bufolin/CBG
Principal competição do ano será de 22 a 28 de setembro, em Izmir, na Turquia
Santo André (SP) - A exatos dez dias para o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, em Izmir, na Turquia, as Seleções Brasileiras Individual e de Conjunto iniciaram a preparação final em Sofia, na Bulgária, nesta sexta-feira (12). As ginastas treinam no Centro Nacional de Treinamento de Ginástica Rakovski, local onde também se preparam as búlgaras, que estão entre as melhores do Mundo. Esse período de aclimatação será fundamental para que as brasileiras façam os ajustes finais e se adaptem ao fuso horário.
As primeiras ginastas a se apresentarem no Mundial serão as do Individual, com Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio, que ficam na Bulgária até a próxima quinta-feira (18). As técnicas que acompanham as atletas destacam a importância dessa preparação, principalmente por estarem em um dos países mais fortes na modalidade.
"A Bulgária tem tradição na Ginástica Rítmica e vamos aprender ainda mais estando aqui. Além disso, será uma etapa importante para que as ginastas possam se adaptar ao fuso horário", declarou Anita Klemann.
Para Monika Queiroz, estar em uma das principais escolas da modalidade vai acrescentar conhecimento não só às ginastas, como também às treinadoras. "Essa aclimatação será importantíssima. Para mim, a Bulgária é uma referência, minha escola de trabalho e sigo métodos que eles usam. Eu, por exemplo, venho para cá pelo menos duas vezes ao ano para me reciclar. Será o melhor treino que poderíamos ter", enumerou. "Achei o máximo essa nossa vinda, porque as búlgaras trabalham voltadas para ideias da atual concepção da Ginástica Rítmica, como música, movimento, expressividade e manejo", acrescentou.
No Conjunto, as convocadas são Beatriz Pomini, Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Isadora Silva e Mayra Gmach. Dayane Amaral participa dos treinamentos na Bulgária, porém não seguirá para o Mundial com a equipe, no dia 23. As provas do Conjunto serão nos dias 27 e 28.
A ideia é que as ginastas sigam a mesma rotina de treinamentos no Brasil, com duas sessões diárias. Segundo a técnica do Conjunto, Camila Ferezin, o momento é de muita concentração. "Vamos trabalhar minuciosamente a execução das séries para chegarmos com o mínimo de erro possível. Cada detalhe é muito importante. As ginastas têm que estar 100% bem fisicamente e daremos atenção redobrada para que não aconteça nenhuma lesão", relatou.
As brasileiras chegaram à aclimatação com um bom número de medalhas na bagagem. Apenas em agosto, foram 19 conquistadas pelas Seleções Individual e de Conjunto. No Meeting Internacional de Vitória (ES), foram dez, e no Campeonato Pan-Americano de Mississauga, no Canadá, mais nove, além da vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015.
Seleção Brasileira Individual de Ginástica Rítmica
Ginastas: Andressa Jardim, Angélica Kvieczynski e Natália Gáudio
Técnicas: Anita Klemann e Monika Queiroz
Seleção Brasileira de Conjunto de Ginástica Rítmica
Ginastas: Beatriz Pomini, Dayane Amaral, Eliane Sampaio, Francielly Pereira, Gabrielle Silva, Isadora Silva e Mayra Gmach
Técnica: Camila Ferezin
Coreógrafa: Bruna Rosa
Fisioterapeuta: Alan Fontes
Psicóloga: Lenamar Vieira
Chefe de delegação: Camila Ferezin