Seleção Masculina de Handebol se prepara para desafio internacional em São Bernardo do Campo (SP)

21.10.2014  |    21 visualizações

Torneio Quatro Nações conta também com Argélia, Argentina e Egito e é preparatório para o Mundial do Qatar, em janeiro. SporTV transmite as partidas do Brasil.

Santo André (SP) - O caminho para o Mundial Masculino de Handebol, em janeiro, no Qatar, ainda exige muito trabalho da Seleção Brasileira. A equipe, que já teve um ano com importantes competições como os Jogos Sul-Americanos e o Pan-Americano da modalidade, terá meses pela frente que irão exigir muita dedicação. Já na próxima semana, o grupo fará uma fase de treinamento e irá disputar a primeira edição do Torneio Internacional Quatro Nações, em São Bernardo do Campo (SP). O time comandado pelo espanhol Jordi Ribera irá enfrentar a Argélia, o Egito e a Argentina, como forma de preparação para o próximo grande objetivo no início do próximo ano.

O treinador manteve a base que vem sendo convocada para os últimos compromissos, com atletas que atuam no Brasil e vários que vêm se destacando em clubes europeus, entre eles, o armador Oswaldo Maestro Guimarães. O paulista tem uma grande expectativa não só com relação às partidas, mas também aos treinos. "Acho que além de treinarmos juntos na preparação para o Mundial, é na competição que o time é realmente testado e pode saber em que nível está, ver nossos erros e acertos. Temos poucas oportunidades de competir juntos, e esse torneio será muito bom para isso", disse o jogador do Balonmano Villa de Aranda, da Espanha.

Para ele, a experiência no clube espanhol tem contribuído muito para seu desenvolvimento. "Estou feliz jogando aqui, exatamente pela quantidade de jogos. Todas as semanas temos jogos e eles são sempre muito disputados", contou.

Oswaldo tem procurado conhecer um pouco mais dos adversários antes mesmo de chegar ao Brasil no próximo fim de semana. "Confesso que da Argélia não conheço muito e Egito também não tem atletas na Liga Espanhola, mas jogamos contra eles em janeiro. Além disso, tenho enfrentado muitos jogadores egípcios da minha geração desde a categoria Juvenil. Estou com alguns vídeos de partidas desses times, mas ainda não assisti", disse. Em janeiro, quando o Brasil disputou o torneio Memorial Domingos Barcenas, na Espanha, empatou com o Egito em 23 gols.

O armador destaca a dedicação que a equipe precisará ter até janeiro para melhorar a posição conquistada na última edição na Espanha, em 2013, quando alcançou o 13º posto, o melhor da categoria até hoje. Depois do torneio, os brasileiros terão mais amistosos no mês de novembro, treinamentos em dezembro e um torneio no Egito em janeiro, antes de seguir rumo ao Qatar. O campeonato tem início no dia 15. "Daqui até o Mundial, realmente não vamos parar, mas como agora estou jogando na Europa, acredito que a data do Mundial fica melhor, pois cai no meio da temporada, diferentemente para quem joga no Brasil que é no fim. Acredito que podemos chegar bem para o Mundial e que nosso grande objetivo é conseguir se classificar de novo para as eliminatórias como foi na edição anterior", encerrou.

No torneio, que será realizado pela primeira vez no País, organizado pela Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), o Brasil faz a estreia contra a Argélia, no dia 30, às 21h. No mesmo dia, a Argentina enfrenta o Egito, às 19h. No dia 31, os confrontos serão entre Argélia e Argentina, às 19h, e Brasil e Egito, às 21h. Para encerrar, no dia 1º de novembro, a primeira partida será entre Argélia e Egito, às 17h, e o clássico entre Brasil e Argentina, às 19h, encerra o torneio. Os canais SporTV irão transmitir as partidas do Brasil.

Programação

Quinta-feira (30)
19h - Argentina x Egito
21h - Brasil x Argélia

Sexta-feira (31)
19h - Argélia x Argentina
21h - Brasil x Egito

Sábado (1º)
17h - Argélia x Egito
19h - Brasil x Argentina

Seleção Masculina Brasileira

Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara - Espanha) e Luiz Ricardo Miles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Pivôs - Alexandro Pozzer (Asosiación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).

Armadores - Arthur Malburg Patrianova (BM Villa de Aranda-Espanha), Guilherme Valadão Gama (BM Granollers-Espanha), Gustavo Nakamura Cardoso (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), José Guilherme de Toled (BM Granoller-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Naturhouse La Rioja-Espanha).

Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro Francisco da Silva (Ademar León-Espanha).

Pontas - Cleber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Claryston David Cordeiro Novais (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ), Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeratión-França) e Wesley de Freitas (FC do Porto-Portugal).
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba