Brasil mantém invencibilidade no Torneio Quatro Nações Masculino de Handebol

01.11.2014  |    36 visualizações

Seleção passou por jogo duro contra o Egito e neste sábado (1°) enfrenta a Argentina em busca do título

São Bernardo do Campo (SP) - O Brasil passou por mais um grande teste nesta sexta-feira (31) pelo Torneio Internacional Quatro Nações Masculino de Handebol. A equipe nacional mostrou força e maturidade em quadra e conquistou uma vitória contra o Egito depois de um jogo bastante tenso. O placar terminou 23 a 20 (10 a 13 no primeiro tempo), no ginásio poliesportivo Adib Moyses Dib, em São Bernardo do Campo (SP). A Argentina abriu a rodada com um resultado positivo contra a Argélia, por 27 a 15 (13 a 7).

A competição chega ao fim neste sábado (1°), com mais duas partidas. Primeiro, o Egito enfrenta a Argélia, às 17h, e depois, brasileiros e argentinos fazem o clássico sul-americano às 19h.

O Brasil teve bastante dificuldade contra o Egito no primeiro tempo. Os visitantes mostraram que vieram com um jogo forte, com eficiência no ataque e na defesa e terminaram o primeiro tempo na frente. Na segunda metade da partida, o Brasil começou a encaixar melhor os contra-ataques e dificultar as investidas egípcias, com uma defesa bem colocada. Aos 15 minutos, conseguiram diminuir a diferença para apenas um gol. Logo depois, a partida empatou e o placar congelou em 18 a 18 por mais de sete minutos. O jogo começou a ficar bastante tenso, mas os brasileiros souberam colocar a cabeça no lugar e manter o controle para abrir uma diferença de três gols.

Para o técnico Jordi Ribera, por mais tensa que a partida tenha sido, ensinou muita coisa a todo o grupo. "Sempre que se ganha um jogo tão complicado como este, que foi muito difícil no segundo tempo, isso ajuda a configurar o grupo. O jogo estava muito duro nos primeiros minutos do segundo tempo, mas soubemos arrumar a defesa, não nos precipitamos e fomos tirando a diferença pouco a pouco. Tivemos mais maturidade e todos os jogadores que participaram, sobretudo os que estiveram nesta última parte foram muito bem", elogiou o treinador.

O espanhol acredita que um grande trabalho em grupo foi feito hoje. "Podia acontecer que com cinco gols de diferença tivéssemos perdido a cabeça, mas a equipe se configurou como grupo. Trabalhamos muito forte a defesa, principalmente pela participação do goleiro. Nos momentos finais também tivemos a capacidade de nos aproveitarmos um pouco dos erros que eles tiveram", explicou.

O armador Arthur Patrianova disse que o Brasil já esperava uma partida complicada contra o Egito. "O legal desse torneio é que conseguimos reunir seleções de vários estilos diferentes. Ontem a Argélia era uma equipe que corria muito e o Egito hoje, como já sabíamos, tem muita força física e muito contato. Já estávamos preparados para esse jogo, mas é sempre uma partida quente. É importante que o grupo saiba lidar com essa adversidade. Quando se está em um confronto assim, é fundamental saber acalmar, saber voltar para o jogo", comentou o atleta catarinense.

Tanto a Argentina quanto a Argélia haviam sofrido derrotas na primeira rodada, ontem. Os argelinos perderam para o Brasil e a Argentina para o Egito, portanto, hoje era um dia importante para ambos. Os argentinos fizeram um jogo bem diferente do que apresentaram ontem e neutralizaram as chances dos adversários africanos, dominando o marcador todo o tempo. Na segunda parte, os sul-americanos abriram ainda mais a vantagem e conquistaram a primeira vitória de forma tranquila.

Gols do Brasil: Diogo (5), Arthur (3), Chiuffa (3), Thiagus (3), Borges (2), Teixeira (2), Valadão (2), Cléber (1), Rogério (1) e Tchê (1).

Troca de ingressos: O público poderá trocar os ingressos por um quilo de alimento não perecível na portaria do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, das 10h até o horário do primeiro jogo, caso ainda haja disponibilidade.

Programação e resultados

Quinta-feira (30)
Argentina 21 x 24 Egito
Brasil 29 x 27 Argélia

Sexta-feira (31)
Argélia 15 x 27 Argentina
Brasil 23 x 20 Egito

Sábado (1º)
17h - Argélia x Egito
19h - Brasil x Argentina

Serviço

Torneio Internacional Quatro Nações Masculino de Handebol
Datas: 30 e 31/10 e 1º/11
Local: Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, em São Bernardo do Campo (SP)

Seleção Masculina Brasileira

Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara - Espanha) e Luiz Ricardo Miles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Pivôs - Alexandro Pozzer (Asosiación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Rogério Moraes (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ).

Armadores - Arthur Malburg Patrianova (BM Villa de Aranda-Espanha), Guilherme Valadão Gama (BM Granollers-Espanha), Gustavo Nakamura Cardoso (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), José Guilherme de Toled (BM Granoller-Espanha), Oswaldo Maestro Guimarães (BM Villa de Aranda-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Naturhouse La Rioja-Espanha).

Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro Francisco da Silva (Ademar León-Espanha).

Pontas - Cleber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Claryston David Cordeiro Novais (Vila Olímpica Manoel Tubino/FAB-RJ), Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeratión-França) e Wesley de Freitas (FC do Porto-Portugal).

Comissão técnica:

Técnico: Jordi Ribera
Assistente técnico: Washington Nunes
Supervisor: Cássio Marques
Preparador físico: Luigi Turisco
Psicóloga: Anahy Couto
Nutricionista: Larissa Aguiar
Fisioterapeuta: Gustavo Pereira
Médico: Gustavo Rocha
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba