Brasil enfrenta atuais campeões na segunda rodada do Mundial Masculino de Handebol

16.01.2015  |    54 visualizações

Adversário deste sábado (17) será a Espanha, que venceu em casa na edição de 2013

Doha (QAT) - O Brasil está preparado para enfrentar o adversário considerado o mais difícil do grupo A no Mundial Masculino de Handebol. Neste sábado (17), às 12h (horário de Brasília), no Duhail Hall, a Seleção Nacional será a oponente da Espanha, que fez hoje a estreia na competição disputada em Doha, no Qatar, com uma vitória contra a Bielorrússia. Os espanhois são os atuais campeões e chegam como a equipe a ser batida, porém, os brasileiros se sentem preparados e com muita vontade de surpreender. O duelo terá transmissão dos canais SporTV, ESPN, SporTV Play e atualização em tempo real pelo Globoesporte.com.

A partida deve ter sotaque espanhol em grande parte do tempo. Além do técnico do Brasil ser o catalão Jordi Ribera, oito atletas da equipe atuam no País europeu. Portanto, o conhecimento será mútuo. Na rodada de abertura, o Brasil acabou sendo superado pelo Qatar, após um jogo duríssimo. Com isso, fazer um bom papel no confronto de amanhã será fundamental para levantar os ânimos da equipe.

Toda a equipe brasileira sabe da qualidade dos próximos adversários. É uma equipe homogênea e com muitas variações, o que torna o jogo contra eles sempre complicado, segundo Jordi. "A Espanha tem muitas rotações. Tem uma defesa muito boa também, além de um ataque com variação", disse o técnico brasileiro que esteve na arquibancada hoje 'espionando' o duelo entre Espanha e Bielorrússia, juntamente com toda a equipe brasileira. O placar terminou 38 a 33. "Todos os primeiros jogos são um pouco ruins para todo mundo, mas no final, acho que deu a lógica", comentou.

Após a observação, o Brasil treinou em uma das quadras do palco da partida. E, ainda antes de entrar na quadra terá um tempinho para estudar mais a fundo os pontos fracos da Espanha. "Sempre fazemos um resumo dos vídeos dos jogos e passamos aos jogadores. Mas, desde quando iniciamos o ciclo, seguimos uma definição de padrão de jogo. Por isso, não preparamos nosso jogo encima do adversário e sim colocamos e tiramos algumas coisas que achamos que irão servir para um determinado oponente. A Seleção espanhola atualmente tem poucos jogadores que estão jogando lá. A maioria está fora. Para os nossos atletas que estão lá, sempre fica um pouco mais fácil porque conhecem os adversários, o sistema de jogo. Isso sempre ajuda. Mas, o que mais contribui é que esses atletas estão na metade da temporada e estão em ritmo de competição", acrescentou.

O armador Arthur Patrianova é um dos talentos da nova geração do handebol masculino. Em sua segunda temporada na Espanha, o jogador do Villa de Aranda, mostra que a equipe brasileira não se abateu com o resultado adverso da estreia. "Ontem foi o momento de ficar triste pelo nosso resultado, hoje é outro dia. O que aconteceu ontem ficou para trás. Tivemos também a sorte de não jogar hoje e ter um dia para nos prepararmos para o jogo. A cabeça agora é total na Espanha. Temos que aprender com as coisas que erramos, mas não ficar remoendo isso e sim usar como motivação para melhorar", declarou.

O catarinense reconhece o poderio espanhol, no entanto, acredita também na força do Brasil. "Será o nosso adversário mas difícil dessa primeira fase, mas não é impossível vencer. É uma equipe muito inteligente. Pode até não ter o mesmo potencial físico, mas ganha pela criatividade das jogadas. Mesmo assim, sei que podemos fazer muito melhor do que ontem nessa partida", finalizou.

Ainda nesta sexta-feira (16), o grupo A contou com a vitória da Eslovênia contra o Chile por 36 a 23. Amanhã, os confrontos serão entre Bielorrússia e Eslovênia, também às 12h, e Chile e Qatar, às 14h.

Atletas que atuam na Espanha: o goleiro César Augusto Oliveira de Almeida (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), o pivô Alexandro Pozzer (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), os armadores Arthur Malburg Patrianova (BM Villa de Aranda-Espanha), Guilherme Valadão Gama (BM Granollers-Espanha), José Guilherme de Toledo (BM Granollers-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Nathurhouse La Rioja-Espanha), o ponta Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e o central João Pedro Francisco da Silva (Real Ademar León-Espanha).

Confira os jogos do Brasil
*Horário de Brasília

Quinta-feira (15)
Qatar 28 x 23 Brasil

Sábado (17)
12h - Brasil x Espanha

Segunda-feira (19)
12h - Bielorrússia x Brasil

Quarta-feira (21)
12h - Eslovênia x Brasil

Sexta-feira (23)
12h - Brasil x Chile

Confira a tabela completa com o horário do Qatar em http://goo.gl/pxqBXM

Seleção Brasileira Masculina

Goleiros - César Augusto Oliveira de Almeida (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Luís Ricardo Miles do Nascimento (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Pivôs - Alexandro Pozzer (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha) e Vinícius Santos Teixeira (EC Pinheiros-SP).

Armadores - Arthur Malburg Patrianova (BM Villa de Aranda-Espanha), Fernando José Pacheco Filho (EC Pinheiros-SP), Guilherme Valadão Gama (BM Granollers-Espanha), Gustavo Nakamura Cardoso (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), José Guilherme de Toledo (BM Granollers-Espanha) e Thiagus Petrus Gonçalves dos Santos (Nathurhouse La Rioja-Espanha).

Pontas - Cléber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fábio Rocha Chiuffa (Asociación Deportiva Ciudad de Guadalajara-Espanha), Felipe Borges Dutra Ribeiro (Montpellier Agglomeratión-França) e Lucas Cândido (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP).

Centrais - Diogo Kent Hubner (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Henrique Selicani Teixeira (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP) e João Pedro Francisco da Silva (Real Ademar León-Espanha).
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba