CBHb finaliza Assembleia Geral com mudanças na governança corporativa

20.03.2015  |    32 visualizações

Mudanças visam contribuir com os objetivos da instituição, que são de cada vez mais apresentar transparência em todos os procedimentos

Santo André (SP) - A Confederação Brasileira de Handebol finalizou nesta sexta-feira (20), em São Paulo (SP), a Assembleia Geral de 2015. Entre outros assuntos, foram abordadas até agora as recentes conquistas da modalidade no cenário internacional e nacional e as mudanças no que diz respeito à governança corporativa, algo que irá contribuir com os objetivos da instituição, que são de cada vez mais apresentar transparência em todos os procedimentos, democratizar as resoluções tomadas sobre a modalidade, e alavancar uma possibilidade ainda maior e melhor de desenvolvimento.

As alterações dizem respeito à questões administrativas e estratégicas . Elas já vêm sendo implantadas e aprimoradas nos últimos anos e visam estabelecer um novo padrão de governança corporativa, de acordo com a ética necessária para uma entidade e as normas estabelecidas de acordo com o poder público (Ministério do Esporte e outros), patrocinadores e sociedade. Inclusive, a CBHb é uma das pioneiras na inclusão das mudanças e foi uma das poucas a receber a certificação do Ministério do Esporte quanto às qualificações para enquadramento nas exigências para recebimento de recursos públicos.

Na quinta-feira, foram feitas a aprovação do regimento interno do Conselho de Administração e eleição dos cinco membros do mesmo. São eles Carlos Eustáquio Brum da Silveira (MG), Felipe Tadeu Moreira Lima do Rego Barros (PE), Antônio Eduardo Muzzi Machado (DF), João Marin Mechia (PR) e José Carlos Ribeiro (MA). Também foi aprovada a composição dos comitês de apoio ao Conselho de Administração, que são Comitê Esportivo, de Sustentabilidade, de Auditoria e de Ética. Os membros deles serão escolhidos a partir da manifestação do Conselho de Administração. Esses comitês têm por finalidade dar apoio especializado às diversas demandas da organização.

Foi feita também a aprovação do regimento interno do Conselho Consultivo e, bem como, a composição dos seus integrantes, indicados pelo presidente como membro nato do referido conselho, que ficou composto por, José Pinheiro Silva (MA), Lúcia de Fátima Nascimento Martins (PA), José Edmilson Soares de Araújo (PI), Izaque Alves Alencar (PB), Antônio Carlos Falcão (DF), Silvio Borges (MT), Richarde César Salvador (PR) e Celso Gabriel (SP). Além disso, houve a apresentação, discussão e aprovação do regimento Interno do Conselho Fiscal, assim como do Código de Ética da CBHb.

Outro grande passo foi a aprovação da Ouvidoria da presidência, composição das Comissões de Clubes, Atletas e Árbitros, canais que servirão para democratizar ainda mais as questões esportivas e administrativas da Confederação.

"Temos sido agraciados com conquistas de extrema importância para o handebol do nosso País. Batalhamos muito por isso. Estamos demonstrando para o Mundo o nosso potencial dentro das quadras e isso faz com que internamente, no que diz respeito às questões administrativas, também tenhamos que crescer. Essas decisões que estamos tomando nessa Assembleia dizem respeito, sobretudo, à transparência em todos os nossos procedimentos. Esse é um dos princípios da governança corporativa. Já temos práticas como estas há muito tempo, mas a cada ano, procuramos nos adequar ainda mais a esses princípios", disse o presidente da CBHb, Manoel Luiz Oliveira.

O vice-presidente da CBHb, Guilherme Raso, explica que as decisões tomadas vão de encontro aos novos padrões estabelecidos pela gestão esportiva. "Essas resoluções são importantes para criar e desenvolver mecanismos de gestão qualificada, com objetivos claros de modernização e atualização aos mais modernos conceitos administrativos contemporâneos. Visam dar transparência, melhor prestação de contas, tratamentos com equidade e formas colegiadas de tomadas de decisão, capazes de reduzir riscos e ampliar acertos", explicou.

A GA Negócios do Esporte, empresa responsável pelo marketing e comunicação da CBHb, apresentou dados sobre o crescimento da modalidade na mídia e falou sobre o grande número de transmissões de jogos pela TV no ano de 2014, o que gerou uma grande audiência, mostrando o prestígio da modalidade junto ao público.

Também nesta sexta-feira, o novo Secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Trade, faz uma explanação e aproveitou para demostrar o carinho que tem pela modalidade, já que foi goleiro de handebol, tendo defendido, inclusive, a Seleção Brasileira. Além disso, a gestora dos Correios, patrocinador oficial do handebol brasileiro, Francisca Oliveira, falou sobre o apoio ao esporte, seguida por Gustavo Petry, gerente de marketing esportivo da Asics, fornecedora oficial de material esportivo da CBHb.

Na noite de quarta-feira, após a abertura oficial feita pelo presidente, o técnico da Seleção Masculina, Jordi Ribera, apresentou todo o trabalho que está sendo feito não somente com a seleção adulta, mas também com toda a base, incluindo os Acampamentos Nacionais de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, que a cada ano reúne centenas de jovens atletas para que eles aprendem a filosofia da Seleção e se desenvolvam.

Um presente foi a visita da armadora esquerda Eduarda Amorim, eleita a melhor atleta do Mundo em 2014. Muito simpática, ela contou um pouco aos presentes sobre como foi ter o trabalho reconhecido e alcançar essa grande conquista.

Para finalizar os trabalhos, este ano os participantes da Assembleia farão uma atividade diferente. Neste sábado, os presidentes das federações estaduais presentes e integrantes da instituição e gestores farão uma visita ao Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol, localizado em São Bernardo do Campo (SP), que deve ser entregue nos próximos meses.
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba