Brasileiro ministra curso de arbitragem durante o Pan-Americano Júnior de Handebol

25.03.2015  |    23 visualizações

Avaliação vai selecionar árbitros aptos a fazer o teste da Federação Internacional de Handebol (IHF)

Foz do Iguaçu (PR) - Ao mesmo tempo em que as seis Seleções do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol disputam quatro vagas para o Mundial da categoria, os árbitros da competição lutam para subir na carreira. Desde segunda-feira (23), em Foz do Iguaçu (PR), sete duplas de juízes participam de curso ministrado pelo presidente da comissão de arbitragem da Federação Panamericana, o brasileiro Sálvio Sedrez, com a intenção de serem selecionados para os testes da Federação Internacional de Handebol (IHF).

"Estamos fazendo uma preparação para o curso internacional de arbitragem que será realizado em 2015. É um curso que vai formar os novos árbitros do continente. Vamos avaliar sete duplas aqui em Foz do Iguaçu e outras oito durante o Pan-Americano Juvenil da Venezuela. Dessas 15 duplas, vamos classificar as que atingirem as metas estabelecidas para o programa da Federação Internacional, que dá a possibilidade deles serem árbitros internacionais e apitarem Mundiais, por exemplo" afirmou Sedrez.

Durante os dias de curso, os árbitros passarão por testes físicos, teóricos e práticos como forma de avaliação. "Temos os testes físicos para homens e mulheres, o teórico com 30 questões em inglês, o vídeo teste, em que os árbitros têm de tomar decisões rápidas, e a parte prática, onde é avaliado o desempenho em quadra durante os jogos do Pan-Americano. Nós aproveitamos esses confrontos de alto nível para testá-los, porque no Mundial eles vão encontrar partidas de nível técnico igual ou maior", explicou o presidente da comissão de arbitragem da Federação Panamericana.

Os testes com as sete duplas de juízes do continente americano seguem até domingo (29).
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba