Brasil derrota Paraguai e conquista quarta vitória no Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol
27.03.2015
| 27 visualizações
-
Brasil x Paraguai
Santiago Russo/Photo&Grafia
-
Brasil x Paraguai
Santiago Russo/Photo&Grafia
-
Brasil x Paraguai
Santiago Russo/Photo&Grafia
-
Brasil x Paraguai
Santiago Russo/Photo&Grafia
-
Brasil x Paraguai
Santiago Russo/Photo&Grafia
-
Brasil x Paraguai
Santiago Russo/Photo&Grafia
-
Brasil x Paraguai
Santiago Russo/Photo&Grafia
Seleção fará a decisão do título com a Argentina, neste sábado (28), às 19h, em Foz do Iguaçu (PR)
Foz do Iguaçu (PR) - O Brasil venceu a quarta partida no Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol, que está sendo disputado em Foz do Iguaçu (PR). Na noite desta sexta-feira (27), a equipe da casa venceu o Paraguai, pelo placar de 42 a 20 (23 a 10 no primeiro tempo). Os artilheiros da partida foram o ponta esquerda Cléber Andrade e o pivô Rogério Ferreira, com seis gols cada. Com o resultado positivo, a Seleção Brasileira enfrenta a Argentina pelo título da competição, neste sábado (28), às 19h. O torneio é realizado em sistema de pontos corridos e os dois finalistas chegam com o mesmo número de vitórias na última rodada.
Contra o Paraguai, a Seleção Brasileira iniciou o confronto com formação diferente dos outros jogos para preservar alguns atletas. Os ágeis paraguaios se aproveitaram de algumas falhas dos brasileiros e saíram na frente do placar. Tecnicamente superior, o Brasil não demorou muito para tomar a dianteira do marcador e ampliar a vantagem sem dificuldades, fechando o primeiro tempo em 23 a 10.
Como nos jogos anteriores, a Seleção voltou para a segunda etapa com a muralha de três pivôs na defesa, o que possibilitou as saídas rápidas nos contra-ataques puxados pelos pontas Cléber Andrade e Marcos Vinícius Vieira, o Pará, e até pelo pivô Rogério Ferreira. Porém, o Brasil perdeu muitas oportunidades de gol e fechou o placar em 42 a 20.
Artilheiro da partida, Rogério Ferreira explicou a jogada de pivô puxando o contra-ataque, que ele aproveitou para marcar a maioria de seus gols. "É uma bola que estamos treinando faz algum tempo. Os pontas abrem a marcação e eu fico livre pelo meio. É importante ter um cara com mais de dois metros livre na marca dos sete metros. Fico feliz por ter marcado muitos gols", explicou.
Quando a maioria do atual elenco estava na categoria Juvenil, o Brasil perdeu para essa mesma Argentina no Pan-Americano, derrota que os brasileiros querem devolver. "Amanhã será complicado. Os argentinos têm um grande time e utilizam bastante a catimba. Vamos entrar concentrados e dar o troco na derrota que sofremos no Pan-Americano Juvenil. Esse jogo ainda está engasgado", disse Rogério.
Apesar da vitória, o técnico do Brasil, Hélio Justino, o Helinho, não gostou da partida. "Fizemos um jogo muito ruim, talvez o pior do campeonato. Erramos finalizações em excesso e a defesa começou mal. Não podemos de forma alguma tomar 20 gols do Paraguai, com todo respeito que eles merecem. Temos que acertar muita coisa ainda", afirmou.
Sobre a decisão do primeiro lugar contra a Argentina, Helinho pregou respeito ao rival. "Não podemos entrar nesse oba-oba de já ganhou. Não ganhamos nada. A Argentina fez grande partida contra o Chile (vitória por 32 a 20). Agora vamos descansar e tentar acertar esses erros que vêm se repetindo para fazer um belo espetáculo amanhã", concluiu o treinador.
Por outro lado, o técnico paraguaio Victor Figueredo Trigo ficou muito animado com a atuação do Paraguai. "Marcar 20 gols no Brasil é um sonho. Acho que não vou nem dormir hoje à noite. A disciplina tática dos meninos foi excelente. Eles são muito jovens e faltou experiência em alguns momentos do torneio, mas hoje fiquei muito contente", elogiou Trigo, que disputa a última vaga para o Mundial da categoria neste sábado (28), às 15h, contra o Peru. "Amanhã é vida ou morte contra os peruanos. Quero levar essa vaga inédita para o meu País. Respeitamos muito o Peru e sabemos que eles também vão jogar a vida por essa vaga", declarou.
Todos os jogos do Pan-Americano Júnior estão sendo realizados no Ginásio Costa Cavalcanti e têm transmissão, ao vivo, no site da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb).
Tabela
Terça-feira (24)
Chile 33 x 25 Paraguai
Argentina 31 x 16 Uruguai
Brasil 48 x 9 Peru
Quarta-feira (25)
Paraguai 15 x 37 Argentina
Peru 9 x 41 Chile
Uruguai 21 x 37 Brasil
Quinta-feira (26)
Argentina 46 x 12 Peru
Uruguai 25 x 20 Paraguai
Brasil 30 x 21 Chile
Sexta-feira (27)
Uruguai 36 x 13 Peru
Chile 20 x 32 Argentina
Paraguai 20 x 42 Brasil
Sábado (28)
15h - Paraguai x Peru
17h - Chile x Uruguai
19h - Brasil x Argentina
Seleção Júnior Masculina
Goleiros - Fabio Sozzi Vaz Guimarães (EC Pinheiros-SP), Gabriel Pedro Silva de Souza (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel Luan da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).
Armadores - Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo César Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Vinicius Inoue Langaro (EC Pinheiros-SP), Leonardo Felipe Sampaio Santos (EC Pinheiros-SP) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR).
Centrais - Acácio Marques Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP) e Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).
Pontas - Cleber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fernando Pereira Leite (Metodista/São Bernardo-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (CAIC/GHC/UFPI-PI) e Rudolph Hackbarth (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).
Pivôs - Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Luiz Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (FAB/Vila Olímpica-RJ).