Paraguai garante a última vaga para o Mundial Júnior Masculino de Handebol

28.03.2015  |    11 visualizações

Chile bate o Uruguai e fica com o terceiro lugar do Pan-Americano Júnior Masculino de Foz do Iguaçu (PR)

Foz do Iguaçu (PR) - Os dois jogos que abriram o último dia do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol foram marcados pela emoção. Neste sábado (28), no duelo que valia a classificação para o Mundial da categoria, que será realizado em Minas Gerais, em julho, o Paraguai venceu o Peru em confronto com duas viradas. Já o Chile superou a garra uruguaia e levou o terceiro lugar do torneio.

A primeira partida da tarde no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), trouxe as duas equipes que ainda não tinham vencido na competição, Paraguai e Peru. Mesmo assim, o confronto valia a última vaga do continente para o Mundial Júnior Masculino - Brasil, Argentina, Uruguai e Chile já tinham garantido lugar no torneio. Taxado pelos técnicos das duas equipes como o "jogo da vida", o que não faltou em quadra foi empenho dos jogadores. Empurrados pela torcida que apareceu em peso, os paraguaios conseguiram superar o Peru, por 33 a 27 (16 a 15 no primeiro tempo). O artilheiro do duelo foi o paraguaio Elias Bordon Mora, com dez gols.

Para o técnico do Paraguai, Victor Figueredo Trigo, a classificação para o Mundial foi mais do que especial. "Estou muito feliz, muito contente. É a realização de um sonho levar essa vaga inédita para o meu País. A partida foi muito dura e os atletas não estavam acostumados a jogar uma decisão. Tenho que agradecer aos meninos pelo jogo, a Federação Panamericana de Handebol pelo convite e ao Brasil pela recepção. Muito obrigado", afirmou.

Na disputa de terceiro lugar, Chile e Uruguai fizeram jogo muito com muitas faltas, algumas até violentas. Por conta do excesso de paralisações, o primeiro tempo terminou com poucos gols (7 a 6 para o Chile). Na segunda etapa, o panorama do duelo não mudou. Ao final, a agilidade chilena prevaleceu à raça uruguaia. O placar ficou em 16 a 13 para o Chile.

Gerardo Reyes, treinador chileno, falou em objetivo cumprido após a dura vitória. "Estou satisfeito. Viemos a Foz do Iguaçu em busca dessa medalha de bronze. Seria muito difícil passar por Brasil e Argentina para almejar algo maior. Nossa principal partida era a contra o Uruguai. Esperávamos uma partida dura por parte deles, mas estávamos preparados", comentou

Tabela

Terça-feira (24)
Chile 33 x 25 Paraguai
Argentina 31 x 16 Uruguai
Brasil 48 x 9 Peru

Quarta-feira (25)
Paraguai 15 x 37 Argentina
Peru 9 x 41 Chile
Uruguai 21 x 37 Brasil

Quinta-feira (26)
Argentina 46 x 12 Peru
Uruguai 25 x 20 Paraguai
Brasil 30 x 21 Chile

Sexta-feira (27)
Uruguai 36 x 13 Peru
Chile 20 x 32 Argentina
Paraguai 20 x 42 Brasil

Sábado (28)
Paraguai 33 x 27 Peru
Chile 16 x 13 Uruguai
19h - Brasil x Argentina

Seleção Júnior Masculina

Goleiros - Fabio Sozzi Vaz Guimarães (EC Pinheiros-SP), Gabriel Pedro Silva de Souza (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel Luan da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).

Armadores - Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo César Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Vinicius Inoue Langaro (EC Pinheiros-SP), Leonardo Felipe Sampaio Santos (EC Pinheiros-SP) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR).

Centrais - Acácio Marques Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP) e Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).

Pontas - Cleber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fernando Pereira Leite (Metodista/São Bernardo-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (CAIC/GHC/UFPI-PI) e Rudolph Hackbarth (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).

Pivôs - Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Luiz Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (FAB/Vila Olímpica-RJ).
Leia também...
06.06.2018

Após vitória em jogo equilibrado, equipe se prepara para disputar o Pan-Americano na Groenlândia

05.06.2018

Seleção masculina de Handebol terá reforço de Tchê e José Guilherme na decisão em Cochabamba (BOL)

04.06.2018

Seleção masculina de Handebol derrotou o Chile no jogo mais equilibrado da fase inicial dos Jogos Sul-Americanos

03.06.2018

Brasil bateu os donos da casa por 55 a 5 e garantiu a segunda vitória em Cochabamba